Exame Logo

Bússola Cultural: oficina de smartphone para pessoas com mais de 60 anos

Biblioteca de São Paulo abre inscrições para aulas de como utilizar o celular. Veja outras atrações culturais

Aulas buscam o letramento digital de idosos. (Divulgação/Divulgação)
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 3 de maio de 2024 às 10h00.

Oficina de Smartphone 60+

Você tem um smartphone , mas vive com medo de mexer nele?  Participe desta oficina e saiba usar o aparelho de forma mais eficiente e segura.

Aprenda a acessar as configurações básicas do seu celular e também utilizar aplicativos de mensagem instantânea, além de realizar vídeo chamadas, tudo explicado passo a passo.

Veja também

Todas as aulas são gratuitas. (Reprodução/Reprodução)

Curso de realidade virtual e/ou tecnologias 4.0

Workshops práticos onde o público poderá conhecer e vivenciar um pouco do que acontece nos cursos de tecnologia das Fábricas de Cultura, como: realidade virtual, autômatos, robótica, drones e maker.

Neste mês de abril, morte da cantora completa um ano (Reprodução/Reprodução)

Grafites em Telas: Especial Rita Lee

Inspirados nos maiores sucessos da “Rainha do Rock Brasileiro ”, 15 grafiteiras retratam suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas. A programação é realizada pelas Fábricas de Cultura, gerenciadas pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional.

Entre as artistas, estão: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama.

Oficina de cartas para crianças. (Divulgação/Divulgação)

Oficina de cartas para crianças nas Fábricas de Cultura

Onde e quando?

Envelope, selo, lacre, papel de carta… para muitas crianças, estes elementos só existem na ficção, como no filme do Harry Potter. Mas as cartas — mesmo com o avanço tecnológico — ainda têm valor em ocasiões especiais.

A partir das 13h, uma oficina inédita da Fábrica de Cultura incentiva os pequenos a declararem seus sentimentos no mês das mães . As aulas serão ministradas por Ivy Farias, advogada, escritora e jornalista, e duram cerca de uma hora e acontecem antes do show ao vivo com a turnê “Cartas de Amor”, da cantora Tiê.

22ª edição do Festival Feira Preta. (Feira Preta/Divulgação)

22ª edição do Festival Feira Preta

A feira ocupa mais de 200,000 m² do Parque do Ibirapuera com o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução”. Com parceria institucional do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, esta será a maior edição do festival, com expectativa de público de 50 mil pessoas.

Com uma proposta inovadora, o festival pretende criar e enraizar felicidades coletivas, promovendo a celebração das identidades pretas, impulsionando a prosperidade pelo entretenimento e também pelo impacto social. Serão grandes shows, talks, desfiles de moda, intervenções artísticas, espaço de beleza, programação infantil e muito mais.

Exposição faz retrospectiva dos 60 anos de carreira do artista. (J.Cunha/Reprodução)

Exposição: Retrospectiva de J. Cunha

Próximo de completar exatos 60 anos de carreira, J. Cunha recebe sua maior exposição individual. Com cerca de 300 itens, entre pinturas, desenhos, cartazes, estampas, objetos e documentos, “J. Cunha: Corpo tropical” apresenta a trajetória do artista, acompanhando seus percursos pela Bahia, onde nasceu e vive até hoje, e sua projeção nacional e internacional.

Como ponto alto está a obra Códice (2011-2014), um painel de três por sete metros que nunca foi exposto em São Paulo e apenas três vezes apresentado ao público de forma completa.

Aulas são gratuitas, sem necessidade de inscrição. (Reprodução/Reprodução)

Aulão de forró todo sábado

Durante a oficina, os participantes desenvolvem coordenação, ritmo, expressão corporal e aprenderão os passos básicos como o arrasta-pé, piseiro, movimentos de braços e corpo, giros e encaixe corporal e postura junto ao parceiro.

Quem comanda as aulas é Tiago Paixão, formado em educação física, produtor executivo, dançarino e professor de dança de salão. A ação é um oferecimento do Museu das Favelas.

Ana Cañas canta repertório do brilhante compositor Belchior. (Reprodução/Reprodução)

Ana Cañas canta Belchior em Guaratinguetá

O Circuito SP traz ao município de Guaratinguetá a cantora Ana Cañas cantando repertório do brilhante compositor Belchior.

Ana Cañas é uma cantora e compositora paulistana que, com uma extensa carreira artística, lançou seu sexto álbum de estúdio em 2021, um tributo ao compositor cearense Belchior. O projeto nasceu a partir de uma live feita durante a pandemia e, o que era para ser um evento único, acabou se tornando um dos maiores mergulhos artísticos da carreira da artista.

São Paulo Companhia de Dança completa 15 anos de trajetória. (SPCD/Divulgação)

Lançamento do livro: 15 anos da São Paulo Companhia de Dança

A Companhia é um espaço importante para os profissionais que desejam atuar na área da dança, permitindo que bailarinos e coreógrafos brasileiros tenham a oportunidade de aprender e se aperfeiçoar na dança clássica, moderna e contemporânea.

Considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina, a SPCD lança um livro comemorativo pelos seus 15 anos de trajetória.

Curso aborda estratégias e processos para extrair uma bebida de qualidade em casa. (Reprodução/Reprodução)

“Dica do Barista”, em Santos

Em mais uma edição desta iniciativa, os profissionais do Centro de Preparação de Café (CPC) abordarão estratégias e processos para extrair uma bebida de qualidade em casa.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Bússola Cultural

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame