Brasil

Curtas – o que houve de mais importante ontem

ÀS SETE - Entre hoje e amanhã. todo o estado do Rio Grande do Sul deve enfrentar temperaturas abaixo de zero

Neve: serras gaúcha e catarinense podem ser afetadas pela chegada de uma massa polar que provocou estragos no Chile (Carlos Vera/Reuters)

Neve: serras gaúcha e catarinense podem ser afetadas pela chegada de uma massa polar que provocou estragos no Chile (Carlos Vera/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 17 de julho de 2017 às 03h45.

Última atualização em 17 de julho de 2017 às 08h08.

Doria: 4,5 bi a menos

A Prefeitura de São Paulo tem caixa para investir só 18% dos 5,5 bilhões de reais previstos no orçamento da cidade, segundo projeções da Secretaria Municipal da Fazenda divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. O volume, 1 bilhão de reais, deve ser o menor investido nos últimos dez anos. Segundo a Secretaria, o aumento de 83% nos gastos comuns, e um corte de 1,3 bilhão para 200 milhões de reais nos recursos do PAC ajudam a explicar a queda. “Gastou-se como se não houvesse amanhã”, afirmou o secretário da Fazenda Caio Megale, que disse que ao menos 63 obras, como creches e postos de saúde, estão sem verba. O ex-prefeito Fernando Haddad rebateu afirmando que em sua gestão a cidade obteve grau de investimento.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Neve a caminho?

Pode nevar nas serras gaúcha e catarinense entre hoje e amanhã, e grandes áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser afetadas pela chegada de uma massa polar que provocou estragos no Chile. Todo o estado do Rio Grande do Sul deve enfrentar temperaturas abaixo de zero. Montevidéu e Buenos Aires devem receber neve ou chuva congelada. No sábado, Santiago amanheceu cheia de neve, numa paisagem dar para a metrópole. Mais de 300.000 pessoas ficaram sem luz e uma morreu na maior nevasca a atingir a cidade desde 1971.

Oposição fortalecida na Venezuela

A oposição afirmou que 7,2 milhões de pessoas votaram no plebiscito simbólico contra a Assembleia Constituinte convocada pelo governo na Venezuela. Foram 6,5 milhões de votos no país e outros 700.000 nos 86 países em que também foi organizada consulta popular, como o Brasil. O número, que representa 36% de todos os eleitores venezuelanos, animou a oposição a barrar o polêmico projeto de Nicolás Maduro, que tenta dar ainda mais poderes para o presidente. “Nossa lula não terminará até que tenhamos um país para todos, tomara que o governo entenda isso”, disse o presidente da Assembleia Nacional, Julio Borges.

Macron por dois estados

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente francês Emmanuel Macron se encontraram neste domingo em evento para lembrar o Ataque ao Velódromo de Inverno, episódio que levou à deportação de judeus durante a Segunda Guerra. Macron pediu a retomada das negociações entre Israel e Palestina, como uma solução de dois estados. Para o presidente francês, que os dois estados podem “viver lado a lado em fronteiras seguras e reconhecidas, com Jerusalém como a capital”. Netanyahu se limitou a afirmar que a França tem “um potencial enorme” e a elogiar Macron pelo combate ao antissemitismo.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteChileEmmanuel MacronExame HojeIsraelsao-pauloVenezuela

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso