Transporte público: nos dias do Enem, Metrô, trens e ônibus serão gratuitos. (Fernando Souza/Picture Alliance/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 3 de novembro de 2023 às 08h14.
Última atualização em 3 de novembro de 2023 às 08h15.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nesta quinta-feira um decreto que determina a gratuidade no Metrô, nos trens e ônibus metropolitanos em todo o território paulista nos próximos dias 5 e 12, quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023).
A medida valerá das 9h às 21h em cada dia e, apesar de ter sido anunciada em razão do Enem, se estenderá a qualquer pessoa que precise usar o transporte público nessa faixa horária. No decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do estado, o governo indicou que os operadores dos serviços no Metrô, nos trens e ônibus metropolitanos serão ressarcidos pelas perdas de receita decorrentes da gratuidade.
A prefeitura de São Paulo já havia anunciado nesta semana que o serviço de ônibus municipais terá catracas livres nos dias de provas, também das 9h às 21h. Tanto a administração municipal quanto a estadual informaram que irão monitorar o fluxo de passageiros nas datas do Enem para avaliar a necessidade de disponibilizar veículos adicionais para os candidatos.
As melhores dicas para o Enem 2023 estão a um clique de distância de estudantes de todo o país, a partir desta segunda-feira (16). Em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem, o GLOBO lança um canal digital com informações valiosas e indispensáveis sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá, neste ano, nos dias 5 e 12 de novembro. O material pode ser acessado por meio do site do GLOBO no canal oglobo.com.br/enem e ganha um incremento a partir da próxima terça-feira (17), com a disponibilização de uma cartilha especial para os candidatos.