Qual a ordem de votação do 2ª turno das eleições 2022?
No segundo turno das eleições de 2022, os eleitores vão votar para decidir o presidente da República e, a depender do estado, também um governador.
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2022 às 13h15.
O segundo turno das Eleições 2022 será neste domingo, 30, e os eleitores de todo o Brasil poderão votar das 8h às 17h, no horário de Brasília. Os brasileiros irãovotar para decidir o presidente da República e, a depender do estado, também um governador.
Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.
LEIA TAMBÉM: Apuração do 2º turno das eleições 2022 para presidente na Exame
Qual a ordem da votação no 2º turno das eleições 2022
- Governador: dois dígitos
- Presidente: dois dígitos
Aprenda a votar com simulador do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um simulador para o eleitor testar como será o dia da eleição. A proposta do TSE é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição, mas respeitando o seu ritmo e permitindo que repita várias vezes o voto, que explore as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, de voto nulo, de voto de legenda e que corrija seu voto quantas vezes forem necessárias.
Há a possibilidade de simular exatamente como vai votar, levando em conta o local do domicílio eleitoral. Para acessar, clique aqui.
Quem é obrigado a votar nas eleições 2022
O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.
Quais documentos preciso levar
É necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. São aceitos como documento a identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos podem ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.
Pode votar com a camiseta do candidato?
De acordo com a lei eleitoral, ao chegar para votar, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa. Isso significa que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com os símbolos ou números de candidatos.
LEIA TAMBÉM: O que pode e o que não pode no dia da votação?
Como saber o número do título de eleitor
Para saber o número do seu título de eleitor e o local de votação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher o formulário com os dados necessários. Outra forma é usar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. No dia da eleição, se souber o local de votação, não é necessário levar o título, basta um documento de identificação com foto.
- FIM DO PROTAGONISMO: A queda do PSDB em números
- CAMPANHAS: As 214 cidades decisivas para Lula e Bolsonaro
- EVANGÉLICOS: O elemento que impulsionou Bolsonaro no RJ
- ABSTENÇÃO: Veja os estados com maior abstenção no 1º turno
- BRIGA POR MG: Zema aposta em prefeitos para virar voto para Bolsonaro
- NORDESTE: Campanha de Lula mira em 70% dos votos válidos