Chapada dos Veadeiros (Ueslei Marcelino/Reuters)
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2017 às 07h02.
Última atualização em 30 de outubro de 2017 às 07h10.
Fim do incêndio
Agentes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade sobrevoaram a Chapada dos Veadeiros na manhã deste domingo e constataram que o fogo que por duas semanas destruiu 28% do parque nacional acabou.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:
O parque, que recebe 70.000 visitantes por ano, deve ser reaberto na quarta-feira. O combate ao incêndio, provavelmente iniciado por ato criminoso, foi realizado por 200 brigadistas, centenas de voluntários e foi facilitado pelas chuvas que chegaram à região neste fim de semana.
Temer terá alta hoje
O presidente Michel Temer deve ter alta nesta segunda-feira depois de passar na manhã de domingo por um procedimento para retirar uma sonada vesical, que carregava desde quarta-feira. Temer está internado desde sexta-feira no hospital paulistano Sírio-Libanês, quando foi internado com um quadro de retenção urinária e passou por uma cirurgia para raspagem da próstata. Ele deve retornar a Brasília na quarta-feira. A lista de visitantes foi grande no fim de semana, e incluiu o prefeito João Doria, o ministro do Supremo Gilmar Mendes e o médium João de Deus.
Alckmin e Doria
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, João Doria, tentaram mostrar demonstrar união na convenção que elegeu a nova direção do PsDB paulistano, neste domingo. Os dois tomaram café juntos numa padaria, chegaram juntos à Câmara municipal, votaram juntos e foram embora juntos, sem dar entrevistas. Em vídeo, também juntos, Alckmin disse que “estamos unidos para servir ao Brasil”, enquanto Doria afirmou que “o governador Geraldo Alckmin e eu estaremos juntos, ao lado de todos do PSDB”. Nas últimas semanas, cresceu no partido a impressão de que Alckmin é favorito à vaga para disputar a presidência, embora o Doria siga com uma agenda de candidato.
Lula vs. Bolsonaro
O ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje, segundo pesquisa do Ibope publicada na coluna do jornalista Lauro Jardim no jornal O Globo deste domingo. A primeira pesquisa do instituto sobre as eleições de 2018 trouxe Lula com mínimo de 35% e máximo de 36% nas intenções de voto em todos os cenários, enquanto Bolsonaro teria 15% se disputasse contra Lula.
Marina Silva é a terceira colocada em qualquer cenário com Lula, com entre 8% e 11%. Sem Lula, o primeiro lugar na intenção de votos apresenta um empate entre Marina e Bolsonaro – cada um teria 15%. Na pesquisa espontânea, que não apresenta nomes ao entrevistado, Lula apareceu com 26% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 9% e Marina Silva com 2%.
Quem governa a Catalunha?
Os catalães começam a semana sem saber quem comanda a região. O governo espanhol deve assumir hoje o controle do governo, embora o destituído presidente catalão Charles Puigdemont afirme que continuará no cargo. Ele responde na Justiça por rebelião e pode até ser preso nesta segunda-feira. No fim de semana 300.000 pessoas foram às ruas de Barcelona defender que a região continue como parte da Espanha.Já sao quase 30 dias desde que a Catalunha realizou eleições. Uma pesquisa divulgada pelo jornal el mundo, 42,5% dos catalães votariam por partidos separatistas nas eleições marcadas para o dia 21 de dezembro. Outra pesquisa, publicada no jornal El País no domingo, aponta que 52% dos catalães são a favor da convocação de novas eleições, enquanto 43% estão contra.