Exigência de visto para turistas de EUA, Austrália e Canadá é adiada; veja nova data
A partir de 30 de setembro deste ano, os brasileiros poderão entrar no Japão sem visto (apenas com passaporte), para visitas de até 90 dias
Agência de notícias
Publicado em 31 de agosto de 2023 às 16h05.
A exigência de visto para turistas do Canadá, Austráliae Estados Unidos entrarem no Brasil começará a valer em 10 de janeiro de 2024. Segundo o Ministério do Turismo , o prazo inicial para a cobrança do documento era 1º de outubro deste ano conforme estabelecida por meio do Decreto 11.515, de 2 de maio de 2023. A mudança foi confirmada na terça-feira, 29.
"A medida leva em conta a data da chegada em solo brasileiro, com isso, turistas desses países que vierem ao Brasil até dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto", acrescenta a pasta.
- Arábia Saudita oferece retomar apoio financeiro à Palestina
- PIB dos países integrantes da OCDE sobe 0,4% no 2º trimestre ante o anterior
- EUA restringe venda de chips de IA da Nvidia para alguns países do Oriente Médio
- São Paulo terá mais de 70 shows internacionais em 2023; veja quais são os próximos
- Petz lidera alta do Ibovespa com rumores sobre fusão com a Cobasi
- EUA: índice de preços de gastos e núcleo sobem 0,2% em julho
Quem precisa do visto para entrar no Brasil?
Conforme o ministério, a medida, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e americanos, teve de ser prorrogada após o acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração.
"Com esse entendimento, houve a necessidade do governo brasileiro realizar ajustes no Decreto 11.515 e também no processo licitatório para a contratação de empresa que oferecerá serviço de vistos eletrônicos para nacionais daqueles países", disse o ministério. O novo decreto será publicado tão logo sua tramitação seja finalizada.
"É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados", acrescenta a pasta.
Brasil e Japão fazem acordo para isenção de visto para turistas
A partir de 30 de setembro deste ano, os brasileiros poderão entrar no Japão sem visto (apenas com passaporte), para visitas de até 90 dias. A isenção de visto vale também para os japoneses entrarem no Brasil, para permanência pelo mesmo período máximo.
Essa regra, decorrente de acordo firmado pelos governos do Brasil e do Japão, vale, em princípio, por três anos. O prazo final é 30 de setembro de 2026.