Brasil

Eleições 2026: conheça os possíveis candidatos a governador de São Paulo

Tarcísio Freitas (Republicanos) deve tentar a reeleição em 2026, mas também é cotado para concorrer a presidência; veja os detalhes

27 chapas compostas por governadores e vices serão definidas em 2026 (Pedro Zambarda/EXAME.com)

27 chapas compostas por governadores e vices serão definidas em 2026 (Pedro Zambarda/EXAME.com)

Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 11h48.

As eleições de 2026 vão definir, entre outros cargos, o próximo governador de São Paulo pelos próximos quatro anos. 

O primeiro turno está marcado para domingo, 4 de outubro. Caso seja necessário, o segundo pleito será realizado no dia 25 do mesmo mês. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 150 milhões de eleitores devem ir às urnas este ano.

O atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, em mais de uma oportunidade, que disputará a reeleição.

Caso Tarcísio dispute a presidência da República, nomes como Ricardo Nunes (MDB), Felício Ramuth (PSD) e Gilberto Kassab (PSD) são aventados como possíveis candidatos na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. 

No campo oposicionista, os nomes aventados para a disputa são o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e a deputada federal, Erika Hilton (PSOL). 

Quem são os possíveis candidatos a governador em São Paulo?

Conheça o perfil dos cotados: 

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Atual governador do estado, Tarcísio afirma que disputara a reeleição. O chefe do executivo paulista também é apontado como um possível presidenciável.  Tarcísio foi Ministro da Infraestrutura entre 2019 e 2022 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

  • André do Prado (PL)

Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Prado é um dos cotados para sucessão de Freitas, caso ele concorra ao Palácio do Planalto. Análises apontam que ele deve concorrer apenas se o representante dos Republicanos optar por não tentar a reeleição

  • Erika Hilton (PSOL)

Com a saída de Guilherme Boulos para o cargo de Secretário-Geral da Presidência, Erika é uma das principais apostas do PSOL para o governo do estado. Em 2020, ela foi a vereadora mais votada do país e, atualmente, atua como deputada federal. 

  • Fernando Haddad (PT)

Haddad foi Ministro da Educação de 2005 a 2012 e prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016. Ele também concorreu à presidência em 2018 e ao governo de São Paulo em 2022, derrotado por Tarcísio.

No terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele ocupa o cargo de Ministro da Fazenda. Haddad já negou a possibilidade de disputar o cargo, mas disse que se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitar, ele pode concorrer ao cargo.

  • Felício Ramuth (PSD)

Ramuth trabalha ao lado de Freitas como vice-governador do estado de São Paulo. Caso tente a reeleição, Ramuth deve permanecer como vice de Tarcísio Freitas. Em outro cenário, o administrador poderia tentar concorrer como líder da chapa.

  • Geraldo Alckmin (PSB)

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e vice-presidente, Alckmin, assim como Ramuth e Freitas, deve permanecer na chapa de Lula.

Porém, é possível que o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) avaliem uma eventual candidatura de Alckmin ao governo de São Paulo. No passado, ele ocupou cargo de gestor do estado de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.

  • Gilberto Kassab (PSD)

Secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo e presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Kassab pode disputar o cargo caso Tarcísio opte por disputar a presidência da República.

Ele foi deputado federal de 1999 a 2005, vice-prefeito de São Paulo entre 2005 e 2006 e prefeito da capital de 2006 a 2012. 

  • Guilherme Derrite (PP)

O deputado federal é mais um dos candidatos que pode tentar a eleição para governador de São Paulo no cenário em que Tarcísio concorre à Presidência da República. Derrite também ocupou o cargo de Secretário de Segurança de São Paulo entre 2023 e 2025. Ele é pré-candidato ao Senado. 

  • Márcio França (PSB)

França ocupa o cargo de Ministro do Empreendedorismo, mas já foi governador de São Paulo, substituindo Alckmin quando ele deixou o cargo para concorrer a presidência em 2018. No mesmo ano, o ministro tentou se reeleger, mas perdeu para João Doria. 

  • Ricardo Nunes (MDB)

Prefeito de São Paulo eleito em 2024, Nunes pode concorrer ao governo estadual caso Tarcísio de Freitas dispute a Presidência da República. Em 2020, ele foi eleito vice-prefeito de Bruno Covas (PSDB) e assumiu o executivo municipal em 2021, após o falecimento de Covas. 

O que um governador faz? 

Os governadores são os chefes do Poder Executivo e têm como responsabilidade gerir as políticas estaduais de saúde, segurança pública e educação. 

Eles também devem cuidar da relação da unidade federativa com o governo federal

Cada estado elege seu candidato, resultando em 27 chapas compostas pelos governadores e seus vices.

Quais cargos serão definidos em 2026?

Além dos governadores para os estados e o Distrito Federal, a eleição também define

  • Deputados estaduais;
  • Deputados federais; 
  • Senadores; 
  • Presidente da república e seu vice.
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstado de São Paulo

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos