Datafolha em Minas: Zema tem 56% dos votos válidos; Kalil, 35%
O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), lidera a disputa estadual com 56% dos votos válidos
Da Redação
Publicado em 1 de outubro de 2022 às 17h49.
Última atualização em 1 de outubro de 2022 às 18h22.
O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), lidera a disputa estadual com 56% dos votos válidos, aponta pesquisa Datafolha, divulgada nesta sábado, 1º. Já o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e principal adversário de Zema na corrida eleitoral, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) vem em seguida, com 35%.
O resultado indica que a eleição no Estado deve acabar em primeiro turno, com a recondução de Zema ao cargo. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Ainda segundo o Datafolha, Carlos Viana (PL) vem em terceiro, com 5%. Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Marcus Pestana (PSDB) têm 1% cada.
Senado
Cleitinho lidera a disputa pelo Senado, com 36% dos votos válidos. Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição para o cargo, tem 31%. Terceiro colocado na disputa, Marcelo Aro (PP) aparece com 17%. Sara Azevedo (PSOL) e Bruno Miranda (PDT) somam 5% cada. Pastor Altamiro Alves (PTB) tem 4%. Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU), Naomi de Almeida (PCO) têm 1% cada.
IPEC
Neste sábado, também foi divulgada pesquisa IPEC(ex-Ibope). Pelos dados, Zema tem 50% dos votos e Kalil, 42% dos votos válidos.
A pesquisa foi feita de sexta-feira (30) até este sábado (1º), com 2.650 eleitores. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-04343/2022.
Leia tudo sobre como votar
- PODE VOTAR DE BERMUDA? Veja o que é permitido vestir
- DOCUMENTOS: Confira a documentação necessária para votar
- LOCAL: Descubra seu local de voto
- VOTOS VÁLIDOS: O que acontece se a maioria dos votos forem nulos
- NÃO PODERÁ VOTAR? Veja como justificar sua ausência
Leia tudo sobre as eleições 2022
- VOTOS DECISIVOS: Em busca da classe C do Sudeste
- ABSTENÇÃO: Abstenção ajuda mais Lula ou Bolsonaro? Entenda
- VOTO ÚTIL? Por que só FHC levou no primeiro turno
- IMPOSTO: Candidatos prometem isenção de IR para quem ganha R$ 6 mil