Google vai avisar se seu voo for atrasar

Antes de acontecer, a inteligência artificial do Google já vai te avisar

São Paulo – Os resultados dos esforços do Google voltados para a inteligência artificial começam a aparecer em serviços que podemos usar no dia a dia: o Google Flights, um serviço gratuito para planejamento e acompanhamento de voos, vai prever e avisar você sobre a probabilidade de atrasos.

No site do serviço, que pode ser facilmente acessado em smartphones, o Google promete prever com 80% de precisão quais voos não cumprirão o horário de decolagem prometido.

O Google Flights vai mostrar os atrasos e seus motivos antes mesmo de as companhias aéreas os anunciarem. Se o horário de decolagem mudar, o Google vai enviar um alerta para você no celular.

Como funciona

Os algoritmos de aprendizagem de máquina (machine learning) do Google usam como base o histórico dos voos. Todos os dados sobre decolagens e atrasos disponíveis são analisados. Com isso, ele encontra padrões e identifica os fatores que aumentam o tempo de partida dos aviões.

Google-Flights

 (Google/Divulgação)

Como a precisão não é de 100%, a empresa avisa que é melhor chegar no horário marcado para não correr o risco de perder o seu voo. A informação antecipada pode ser útil, ao menos, para os passageiros planejarem o que farão no tempo livre.

Caso seu voo atrase, você pode usar o aplicativo AirHelp para abrir uma queixa em instantes.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.