Tecnologia

Facebook quer criar "teletransporte" até 2025

A empresa de Mark Zuckerberg quer desenvolver um tipo de teletransporte, que permita que o usuário tenha experiências reais no mundo virtual


	Star Trek: o Facebook quer criar um teletransporte um pouco diferente do usado por Spok
 (Facebook/Star Trek)

Star Trek: o Facebook quer criar um teletransporte um pouco diferente do usado por Spok (Facebook/Star Trek)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2015 às 16h18.

São Paulo – O Facebook pretende criar um equipamento de teletransporte até 2025, de acorco com Mike Schroepfer, diretor técnico da rede social. A ideia, no entanto, não é transportar as pessoas de maneira "tradicional".

O Facebook quer construir um dispositivo que lhe permita estar em qualquer lugar que quiser, com qualquer pessoa, independentemente de fronteiras geográficas, disse Schroepfer em um evento antes do Dublin Web Summit, segundo o site Business Insider

O que Schroepfer quer dizer é que o Facebook quer melhorar a experiência do usuário com a realidade virtual. Como? Adicionando feedback físico, enganando os sentidos humanos e permitindo que qualquer pessoa possa criar objetos em 3D.

A empresa já está trabalhando para que isso se torne realidade. Ano que vem, o Facebook pretende lançar seu primeiro headset de realidade virtual, o Oculus Rift, que até agora está em fase de testes. Porém, o dispositivo ainda precisa ultrapassar algumas barreiras para ser chamado de teletransporte.

Uma delas é a capacidade de o usuário se ver e ver outras pessoas no mundo virtual. A maneira que o Facebook encontrou para avançar nessa questão é com o Oculus Touch – controladores que permitem que o indivíduo veja as próprias mãos.

Uma das ferramentas do Touch que podem melhorar a experiência do usuário é o Medium. Com ela, as pessoas podem manipular e esculpir objetos em 3D. A empresa pretende lançar o produto no segundo trimestre do ano que vem.

Veja como funciona o Medium no vídeo (em inglês) abaixo: 

https://youtube.com/watch?v=IreEK-abHio

Além disso, os desenvolvedores da Oculus estão testando a combinação de uma câmera que capture expressões faciais e um sensor de pressão. Com a união desses fatores, o dispositivo poderá criar um avatar que imita as expressões reais do usuário.

Outro obstáculo que o Facebook pretende vencer para criar seu "teletransporte" é trazer os ambientes da realidade para o mundo virtual.

Com esse objetivo traçado, em maio, a Oculus reuniu-se com a empresa Surreal Vision para construir uma tecnologia que reconstrua o mundo como conhecemos em tempo real. A ideia ainda está em fase inicial com poucos protótipos.

Se o Facebook vai conseguir realmente criar o teletransporte até 2025, nós não sabemos. Contudo, saber que as empresas de tecnologia já estão pensando em uma maneira de tornar o aparelho em realidade, é de animar o coração de qualquer nerd.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInovaçãoInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Novidade no antigo Twitter: Elon Musk oculta curtidas no X

Muito além da IA: 10 novidades para esperar no seu iPhone e iPad

Brasil será primeiro país a receber recurso antirroubo do Google para android

Musk critica aliança Apple-OpenAI e ameaça barrar iPhone em suas empresas

Mais na Exame