Era das máquinas? Robôs da Boston Dynamics já dançam coreografias complexas

Atlas e Spot entram no passinho ao som de The Contours.
 (YouTube/Reprodução)
(YouTube/Reprodução)
Por Thiago LavadoPublicado em 29/12/2020 19:34 | Última atualização em 30/12/2020 18:11Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Embora piadas sobre o início da era das máquinas tenham circulado em correntes do WhatsApp neste fim de ano, ela ainda não chegou. Mas demonstra avanços.

O novo vídeo da fabricante de robôs Boston Dynamics, publicado nesta terça-feira, 29, no canal da empresa no YouTube, demonstra um pouco das novas capacidades das máquinas.

Na gravação, os icônicos robôs Atlas — que têm a anatomia bípede-humanoide — aparecem realizando passos elaborados de dança e são seguidos pelo Spot, o robô que se assemelha a um cachorro. O Handle, protótipo com rodas e equilíbrio pendular, termina o show ao som de Do You Love Me?, de The Contours.

Fundada em 1992 após a cisão do renomado Massachussets Institute of Technology (MIT), a Boston Dynamics foi comprada no início do mês pela fabricante de carros Hyundai, em um negócio avaliado em torno de 1 bilhão de dólares.

Embora ainda sejam protótipos, os robôs fabricados pela empresa começaram a ser vendidos neste ano. O Spot pode ser adquirido por empresas por "módicos" 74.500 dólares.

Também em 2020 as máquinas foram usadas por autoridades em Singapura para monitorar parques durante a pandemia de covid-19. O objetivo era o usar o Spot para relembrar às pessoas que usassem o parque Bishan-Ang Mo Kio de manter distância umas das outras.