Tecnologia

Era das máquinas? Robôs da Boston Dynamics já dançam coreografias complexas

Atlas e Spot entram no passinho ao som de The Contours.

 (YouTube/Reprodução)

(YouTube/Reprodução)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 29 de dezembro de 2020 às 19h34.

Última atualização em 30 de dezembro de 2020 às 18h11.

Embora piadas sobre o início da era das máquinas tenham circulado em correntes do WhatsApp neste fim de ano, ela ainda não chegou. Mas demonstra avanços.

O novo vídeo da fabricante de robôs Boston Dynamics, publicado nesta terça-feira, 29, no canal da empresa no YouTube, demonstra um pouco das novas capacidades das máquinas.

Na gravação, os icônicos robôs Atlas — que têm a anatomia bípede-humanoide — aparecem realizando passos elaborados de dança e são seguidos pelo Spot, o robô que se assemelha a um cachorro. O Handle, protótipo com rodas e equilíbrio pendular, termina o show ao som de Do You Love Me?, de The Contours.

yt thumbnail

Fundada em 1992 após a cisão do renomado Massachussets Institute of Technology (MIT), a Boston Dynamics foi comprada no início do mês pela fabricante de carros Hyundai, em um negócio avaliado em torno de 1 bilhão de dólares.

Embora ainda sejam protótipos, os robôs fabricados pela empresa começaram a ser vendidos neste ano. O Spot pode ser adquirido por empresas por "módicos" 74.500 dólares.

Também em 2020 as máquinas foram usadas por autoridades em Singapura para monitorar parques durante a pandemia de covid-19. O objetivo era o usar o Spot para relembrar às pessoas que usassem o parque Bishan-Ang Mo Kio de manter distância umas das outras.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialMITRobôs

Mais de Tecnologia

Bloqueio do X: decisão de Moraes deve passar por avaliação de demais ministros e chegar ao plenário

Saiba o que é VPN, recurso limitado por decisão que suspendeu X

Bluesky: conheça a rede do mesmo criador do Twitter

Mais na Exame