Cameron Diaz é o nome mais perigoso de se buscar na web

Cibercriminosos direcionam resultados de pesquisa a nomes de famosos a links maliciosos, com vírus e outras ameaças
Procurar pelo nome da atriz em sites de busca pode resultar em vírus (.)
Procurar pelo nome da atriz em sites de busca pode resultar em vírus (.)
C
Célio YanoPublicado em 20/08/2010 às 10:37.

São Paulo - A atriz norte-americana Cameron Diaz é a celebridade que oferece mais risco ao ter o nome pesquisado na internet, de acordo com um levantamento da empresa de segurança McAfee. De acordo com a companhia, por serem frequentes alvos de buscas, nomes de pessoas famosas são utilizados por criminosos virtuais para direcionar internautas a sites com códigos maliciosos.

Cameron Diaz passou a também atriz e modelo norte-americana Jessica Biel, que no ano passado liderava a lista. A segunda colocada no ranking é a atriz Julia Roberts. Entre os dez primeiros nomes na relação da McAfee, aparecem ainda as modelos brasileiras Gisele Bündchen e Adriana Lima.

"Este ano, os resultados de buscas por celebridades estão mais seguros do que estiveram nos últimos anos, mas ainda são perigosos", afirmou Dave Marcus, pesquisador do McAfee Labs, em nota à imprensa. Conforme a companhia, um em cada dez resultados de buscas por fotos ou outros downloads ligados à Cameron Diaz leva a sites com como vírus, spam, phishing ou outras ameaças.

O estudo da McAfee analisa os riscos de pesquisar nomes de atletas, músicos, políticos, comediantes e atores, atrizes e modelos de Hollywood. Enquanto astros e estrelas de filmes e modelos são "os mais perigosos", personalidades ligadas à política, como Barack Obama e Sarah Palin, estão entre os que oferecem menos risco, ocupando as posições 49 e 50 do ranking. "Cibercriminosos seguem os mesmos tópicos em evidência que os usuários comuns, e criam armadilhas baseadas nas últimas tendências", explicou Marcus.

Na divulgação do resultado da pesquisa, a empresa pede "cuidado com as beldades da Victoria's Secret": três das top models da grife aparecem entre os dez nomes mais perigosos - Gisele Bündchen (4º), Adriana Lima (6º) e Heidi Klum (9º). Entre esportistas, os tenistas Maria Sharapova (13º) e Andy Roddick (14º) são os que oferecem mais risco em buscas na internet, principalmente quando se procura por proteções de tela dos atletas. David Beckham aparece em 29º e Tiger Woods em 33º.

Nomes de celebridades teen como do cantor Justin Bieber e dos atores Miley Cyrus e Zac Efron são relativamente seguros para se buscar, segundo a McAfee. Eles aparecem nas posições 46, 44 e 40, respectivamente. Sensação na internet, a cantora Lady Gaga aparece na 37ª colocação.

Confira a lista dos nomes mais perigosos para se buscar na internet:

# Nome Risco*
1 Cameron Diaz 9,7%
2 Julia Roberts 8,9%
3 Jessica Biel 8,7%
4 Gisele Bündchen 8,3%
5 Brad Pitt 8,1%
6 Adriana Lima 8,0%
7 Jennifer Love Hewitt 7,8%
  Nicole Kidman 7,8%
9 Tom Cruise 7,6%
10 Heidi Klum 7,4%
  Penélope Cruz 7,4%
12 Anna Paquin 7,2%
*O percentual representa a proporção de sites maliciosos em relação ao total de resultados de busca

 

Leia outras notícias sobre segurança

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter