Tecnologia

Acordo entre Sony e Tencent resolve disputa sobre jogo acusado de cópia

Após alegações de plágio contra a desenvolvedora chinesa, as duas empresas chegaram a um acordo confidencial e o jogo foi removido das lojas digitais

Sony acusou Tencent de infringir direitos autorais e marcas registradas (Toru Hanai/Reuters)

Sony acusou Tencent de infringir direitos autorais e marcas registradas (Toru Hanai/Reuters)

Publicado em 18 de dezembro de 2025 às 15h03.

A disputa legal entre Sony e Tencent sobre o jogo Light of Motiram chegou ao fim após as duas partes chegarem a um acordo confidencial. Em julho, a empresa japonesa processou a chinesa alegando que Light of Motiram era uma "cópia descarada" da popular série Horizon. A Tencent foi acusada de infringir direitos autorais e marcas registradas.

Contudo, o processo já foi finalizado com o acordo entre as empresas e o caso foi encerrado sem possibilidade de recurso. A The Verge noticiou o desfecho com base em um documento judicial arquivado nesta quarta-feira, 17.

Anunciado no ano passado, o jogo Light of Motiram apresentava elementos visuais semelhantes aos de Horizon, incluindo paisagens exuberantes, tecnologia futurista e robôs com aparência de animais.

Na ação, a Sony também alegou que o personagem principal do jogo, que se assemelha de maneira marcante à protagonista Aloy, de Horizon, foi usado de forma estratégica em sua campanha de marketing, configurando uma violação de direitos de autor e marca registrada.

Jogo removido de lojas digitais

Com o acordo, o jogo também foi retirado das lojas digitais Steam e Epic Games Store. Embora o site oficial ainda mostre links para essas plataformas, os usuários são redirecionados para páginas do Light of Motiram que já não estão mais disponíveis.

Em comunicado à The Verge, Sean Durkin, chefe de comunicações da Tencent Americas, afirmou que as empresas estão satisfeitas por terem chegado a uma resolução confidencial e não farão mais comentários públicos sobre o assunto. Ele acrescentou que ambas esperam trabalhar juntas no futuro. A Sony não respondeu a um pedido de comentário.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaJogosSonyTencent

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático