Quem é Marlene Mattos? Conheça a ex-empresária de Xuxa
A relação entre a apresentadora e a ex-empresária foi marcada por uma série de desavenças; entenda as polêmicas por trás do relacionamento entre as duas
Repórter de POP
Publicado em 13 de julho de 2023 às 12h14.
Última atualização em 13 de julho de 2023 às 13h58.
A história da apresentadora Xuxa está prestes a ficar mais famosa. Nesta quinta-feira, 13, estreia a série documental "Xuxa, o Documentário "no Globoplay. O programa conta a história da "rainha dos baixinhos" e revela momentos marcantes da carreira da apresentadora nos quase 40 anos de televisão — incluindo toda a trajetória ao lado da ex-empresária, Marlene Mattos, de 73 anos.
Para gravar o documentário, Xuxa se encontrou com Mattos pela primeira vez em 19 anos. Em um dos episódios da série, elas relembraram os bons momentos da carreira da apresentadora, a convivência com Sasha — de quem Marlene é madrinha —, assim como as frustrações pelas quais passaram e o relacionamento profissional, porém conturbado, que mantiveram. Em entrevistas passadas, Xuxa chegou a dizer que Marlene a usava como uma "marionete".
- 'Missão Impossível 7: Acerto de Contas' — veja data de estreia e onde assistir
- Elon Musk lança xAI, empresa de inteligência artificial que quer 'entender o universo'
- O que é Pani Puri? Conheça a comida típica da Ásia homenageada do Google desta quarta-feira
- Dinheiro esquecido do PIS: último mês para sacar R$ 25,4 bilhões
- Mobilização dos servidores do Banco Central adia publicação do relatório de poupança
- USDA divulga relatório de produtividade americana de grãos nessa quarta
“Eu acertei muito mais do que errei, sabe? O mundo não é isso que você quer que seja. A gente tem que agir às vezes de forma realística, sabe? Você diz… você era uma marionete na minha mão, e eu usava você pra fazer outras pessoas de marionete. E é assim”, declarou a ex-empresária em um trecho do documentário exibido no “Fantástico”, no último domingo, 9.
Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame.
Quem é Marlene Mattos?
Maranhense e atual moradora do Rio de Janeiro, Marlene Mattos está longe de ser um nome desconhecido no mercado audiovisual brasileiro. Foi ela a responsável, em 1993, por trazer o cantor Michael Jackson para o Brasil na turnê "Dangerous Tour", por exemplo. Mas foi o trabalho com Xuxa, ao longo de vários anos, que a deixou mais reconhecida.
Marlene começou a carreira na TV Manchete. Em 1987, tornou-se empresária da cantora na TV Globo, e chegou a ser diretora do programa "Xou da Xuxa" até 1992. De lá para cá, Marlene esteve ao lado da cantora nos programas "Xuxa Park", "Planeta Xuxa", "Mais Você" e "Jovens Tardes".
A ex-empresária ficou ao lado de Xuxa de 1987 até 2003, quando a apresentadora anunciou o rompimento. Nos anos seguintes, foi diretora criativa na TV Bandeirantes e teve passagens pela Rádio Globo, SBT, Record TV e Rede TV!. Marlene também chegou a assessorar o ex-jogador Kaká, as ex-jogadoras Virna e Leila, de vôlei, o ex-BBB Kléber Bambam e outras subcelebridades.
Relação conturbada
Nos anos em que ficou ao lado de Xuxa, a apresentadora por várias vezes deu sinais e entrevistas sobre o relacionamento conturbado entre as duas. Assim que a série foi anunciada e o trecho do depoimento de Marlene divulgado, alguns internautas se pronunciaram nas redes sociais em defesa da ex-empresária — o que deixou Xuxa bastante incomodada.
No evento de de divulgação do documentário, no Rio de Janeiro, a cantora chegou a dizer que ficou chocada com o depoimento de Marlene. "Eu tento me colocar no lugar das pessoas. Talvez eu não tivesse a coragem de abraçar a pessoa e dizer 'tô contigo', mas eu não teria a coragem de dizer, em público, que eu estou errada, 'Por que que ela tá falando nisso agora?' ou 'Como ela é mal-agradecida', 'Tudo que ela ganhou foi através de tudo que ela viveu'. Não é por aí", destacou a cantora. "A gente tem altos e baixos, a gente tem erros. A gente tem que dizer que errou, que acertou, que a gente não vai fazer mais... Pra mim, é assim. Estão comentando muito sobre o momento, eu e Marlene, porém, o documentário não é sobre isso. Estamos falando de 40 anos de carreira, existem coisas muito mais importantes", finalizou.