Grammy 2025: cerimônia acontece neste domingo, 2 de fevereiro (PATRICK T. FALLON/AFP /Getty Images)
Repórter
Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 14h58.
Última atualização em 30 de janeiro de 2025 às 15h06.
Neste domingo, 2 de fevereiro, ocorre a 67ª edição do Grammy, a premiação mais prestigiada do universo musical.
Desde 1957, o gramofone de ouro já celebrou o talento de milhares de artistas e criadores musicais. Mas você sabe quem é o recordista de prêmios?
Beyoncé: cantora é um dos maiores ícones da música pop no mundo. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images) (Justin Sullivan/Getty Images)
A cantora detém o título de rainha do Grammy. Em 2023, Beyoncé entrou para a história ao se tornar a artista com mais Grammys de todos os tempos. Naquele ano, ela alcançou a liderança da lista ao levar três estatuetas.
O 32º gramofone da cantora veio com a vitória na categoria de Melhor Álbum de Dance/Eletrônica pelo aclamado Renaissance.
O maestro Georg Solti, falecido em 1997, detinha o recorde anterior e permanece como o artista com mais prêmios em um único gênero, destacando-se na Música Clássica.
Produtor do icônico álbum Thriller ao lado de Michael Jackson, Quincy Jones acumulou 28 prêmios Grammy ao longo de sua carreira, com conquistas em categorias como Jazz, Pop, Rap, R&B e até Música Infantil.
Alison Krauss é a mulher mais premiada na categoria Country, com 14 de suas vitórias ao lado da banda Union Station. Na mesma posição no ranking, Chick Corea detém o título de artista mais premiado no Jazz, acumulando 27 Grammys como artista solo.
O maestro Pierre Boulez foi amplamente reconhecido no Grammy por sua regência de obras de renomados compositores do século 20, como Bela Bartók, Alban Berg e Claude Debussy.
John Williams é conhecido por suas trilhas sonoras icônicas de filmes, como "Harry Potter", "Star Wars" e "Jurassic Park". Já Stevie Wonder é uma lenda da música pop e soul, consagrado por canções como "I Just Called To Say I Love You" e "Isn't She Lovely".
Jay-Z acumula 24 prêmios Grammy e figura entre os artistas mais vendidos da história, com mais de 125 milhões de discos comercializados.
O Grammy 2025 está marcada para o dia 2 de fevereiro, domingo, na Crypto Arena, em Los Angeles. A cerimônia vai começar às 22h (no horário de Brasília) e será exibida no Brasil pelo canal TNT e pelo serviço de streaming Max.