Pop

Por que o Dia das Mães é comemorado em maio no Brasil? Veja calendário e curiosidades

A data é uma das mais importantes do varejo brasileiro, atrás somente do Natal

Dia das Mães: entenda a origem da data (VioletaStoimenova/Getty Images)

Dia das Mães: entenda a origem da data (VioletaStoimenova/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 10 de maio de 2024 às 15h58.

Neste domingo, 12, comemora-se o Dia das Mãesdata marcada pela homenagem às mulheres que exercem esse papel. No Brasil, a comemoração é feita sempre no segundo domingo de maio, acompanhando o calendários de outros países.

Dia das Mães: 17 presentes de última hora para a data

Essa também é uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, sendo a segunda data com mais abertura para vendas em todo o ano. Somente no comércio online, o evento movimentou R$ 142 milhões em 2022, segundo Nuvemshop.

A ocasião é a oportunidade para os filhos e filhas declararem suas emoções e gratidão às mulheres que participaram ativamente de sua criação e os protegeram em todos os momentos ao longo da vida. A data enaltece não apenas as progenitoras, como também as avós, tias, amigas e parentes com filhos. 

Por que o Brasil comemora o Dia das Mães no segundo domingo de maio?

Mas afinal, por que o Dia das Mães é comemorado nessa data? A resposta está em como a data surgiu nos Estados Unidos.

Dia das Mães: 7 ideias para incrementar o café da manhã

A ideia de instituí-la veio de Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis, e foi oficializada em 1914. O contexto é o de que a mãe ativista dedicou boa parte de sua vida ao trabalho social, principalmente a disseminar técnicas de higiene e saneamento para evitar a mortalidade infantil. Antes de morrer, idealizou também o Mother’s Friendship Day ("Dia das Mães pela Amizade') que visava unir as famílias que tinham lutado nos dois lados da Guerra de Secessão e impulsionar a comunidade local. 

Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado. Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe. 

Curiosamente, a forma como a data foi instituída desagradou completamente Anna Jarvis. De acordo com informações da BBC, ela afirmava que o propósito inicial era reconhecer e valorizar o trabalho das mães, mas acabou tomado por interesses comerciais. 

Quando foi comemorado o primeiro Dia das Mães no Brasil?

No Brasil, não há um consenso sobre a origem exata, mas a data foi oficializada por Getúlio Vargas, em 1932, por meio do Decreto nº 21.336 — ainda que outros estudos apontem que a data já era comemorada de forma extraoficial desde a década de 1910, principalmente em igrejas.

Apesar de ter sido criada na década de 1930, foi consolidada no país durante o regime militar, de 1964 a 1985. A razão para isso está no fato de que se copiava muita coisa dos Estados Unidos dessa época, somada a uma valorização do perfil da mulher dedicada aos filhos.

De todo modo, o decreto afirmava: "O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana". 

O país segue o modelo estadunidense de comemoração, mas, vale lembrar, este não é o único seguido em todo o mundo. Na Rússia, por exemplo, o Dia das Mães é celebrado no último domingo de novembro, em Portugal, no primeiro domingo de maio, na Argentina, é comemorado no terceiro domingo de outubro, e no México, dia 10 de maio, para citar alguns exemplos. 

Dia das Mães é feriado nacional?

Embora não seja um feriado nacional, a data comemorativa foi instituída pelo ex-presidente Getúlio Vargas no Decreto Nº 21.366, de 5 de maio de 1932. Segundo historiadores, a primeira celebração do dia das mães no Brasil foi em 1918, pelos membros da Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Quando será o Dia das Mães no Brasil?

O Dia das Mães é sempre comemorado no segundo domingo de maio, o que significa que, em 2024, será no dia 12 de maio.
Acompanhe tudo sobre:Dia das MãesData PopularFeriados

Mais de Pop

Qual é a ordem cronológica correta de 'Planeta dos Macacos'? Veja onde assistir

Como termina 'House of the Dragon'? Veja como será a morte de cada um dos personagens

Preso por estelionato: Saiba quem é Nego Di e quais são as investigações que o cercam no momento

Que horas começa 'House of the Dragon'? Veja horário e onde assistir online

Mais na Exame