Por que 15 de novembro é feriado?
No dia 15 de novembro aconteceu um grande levante para a destituição da monarquia no Brasil
Redação Exame
Publicado em 14 de novembro de 2023 às 10h56.
No dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República no Brasil, fato que aconteceu em 1889 e marcou o fim da monarquia no país. A data é considerada feriado nacional .
A proclamação aconteceu em 1889, resultado de um processo político e uma mobilização contra a família real portuguesa. Tudo começou com o surgimento de partidos republicanos na década de 1870. Na ocasião, a monarquia se viu enfraquecida com a força desses movimentos.
- Mobius pretende se afastar da Mobius Capital nos próximos meses
- ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio para veículos elétricos
- É abusiva a cobrança de multa para cancelar o plano de saúde?
- América-MG é o primeiro time rebaixado do Brasileirão; veja o risco de queda dos outros clubes
- Mercado não espera déficit zero mas é importante perseguir meta fiscal, diz Campos Neto
Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que resultou na deposição do imperador Dom Pedro II e na proclamação da República. Com a proclamação, o Brasil deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república, com um governo chefiado por presidentes eleitos.
O imperador D. Pedro II ainda tentou realizar um novo gabinete no mesmo dia, sem sucesso. O anúncio oficial da república foi realizado por um vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio. Dois dias depois do levante, a família real portuguesa fugiu para Portugal, deixando Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do Brasil.
15 de novembro é feriado?
A Proclamação da República é considerada feriado nacional em todo o Brasil.