Pop

Morre Donald Sutherland, o Snow de 'Jogos Vorazes', aos 88 anos

Com mais de cinco décadas dedicadas ao trabalho como ator, Sutherland ficou conhecido pelo seu papel de vilão na franquia de Francis Lawrence

Donald Sutherland: ator ficou conhecido pelo papel do vilão Snow, em "Jogos Vorazes" (Carlos R. Alvarez/WireImage/Getty Images)

Donald Sutherland: ator ficou conhecido pelo papel do vilão Snow, em "Jogos Vorazes" (Carlos R. Alvarez/WireImage/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP e redatora da Homepage

Publicado em 20 de junho de 2024 às 14h37.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 16h03.

Tudo sobreFilmes
Saiba mais

O ator canadense Donald Sutherland, conhecido pelo papel de Coriolanus Snow na franquia de “Jogos Vorazes”, morreu nesta quinta-feira, 20, aos 88 anos. Para além do papel na saga de Francis Lawrence, o ator também fez parte de longas reconhecidos no cinema, como "Orgulho e Preconceito", “MASH,” “Klute” e “Não Olhe Agora”. 

Segundo a CAA, ele morreu em Miami, após lutar por anos contra uma doença. Kiefer Sutherland, seu filho e também ator — reconhecido pelo papel na série "24 Horas" — confirmou a morte em um texto nas redes sociais.

"Com o coração pesado, eu digo a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, eu acho que ele foi um dos maiores atores na história do cinema. Ele nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fez o que amava e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida".

Ao longo de seus 50 anos de carreira, Sutherland foi vencedor do Emmy Awards em 1995, como ator coadjuvante em minissérie ou filme, por "Cidadão X" — papel que também rendeu a ele um Globo de Ouro. Em 2002, também levou mais uma estatueta do Globo de Ouro pela interpretação em "Path to War" e, em 2020, conquistou o prêmio do Critics' Choice Awards como melhor ator coadjuvante por "The Undoing".

Em 2018, após ser listado por uma série de críticos e especialistas em cinema como um dos grandes atores de Hollywood que nunca havia recebido sequer uma indicação ao Oscar, a Academia concedeu a ele um prêmio honorário.

Longa carreira no cinema

Ao todo, Sutherland completou mais de cinco décadas à frente das câmeras e como ator de peças de teatro. A carreira dele começou no início da década de 1960, com pequenos papéis em programas de comédia britânicos. Em 1964, sua primeira grande oportunidade veio em "Castle of the Living Dead" (1964), filme de terror no qual atuou diretamente com Christopher Lee ("O Senhor dos Anéis"). 

Anos mais tarde, com a evolução da carreira e novas experiências em diferentes gêneros do cinema, Sutherland estrelou como capitão Benjamin Franklin Pierce em "MASH", comédia dramática de grande sucesso dos anos 1970. Nessa época, também participou de "Klute" (1971), thriler noir que venceu o Oscar na categoria de melhor atriz, com Jane Fonda. 

Ainda que seu papel de maior alcance tenha sido o de Coriolanus Snow em "Jogos Vorazes", o de maior prestígio foi em "Casanova de Fellini" (1976), que se tornou um clássico do cinema. Dirigido por Federico Fellini, a obra é baseada em uma autobiografia chamada "Histoire de Ma Vie", de Giacomo Casanova, uma das maiores fontes sobre o estilo de vida do século 17. Em 1977, o longa venceu o Oscar na categoria de melhor figurino e foi indicado como melhor roteiro adaptado.

Acompanhe tudo sobre:MortesJogos VorazesFilmesCinemaAtores e atrizes

Mais de Pop

Por que hoje é o Dia Mundial do Rock? Saiba a origem da data

Dia Mundial do Rock: veja as 10 maiores bandas de todos os tempos

Dia Mundial do Rock: os shows que marcaram a história da música

Elon Musk nega que teria se voluntariado para doar esperma para a colonização de Marte

Mais na Exame