James Webb: imagens mais precisas são possíveis graças aos sensores infravermelho presentes no telescópio (NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Reprodução)
A NASA divulgou na quarta-feira, 21, um novo registro realizado pelo Telescópio Espacial James Webb, que conseguiu observar com mais precisão a galáxia NGC 7469, localizada há 220 milhões de anos-luz da Terra. A imagem foi publicada no perfil oficial do telescópio no Twitter.
Webb’s holiday card sorted! 🎄
NGC 7469 is like a cosmic wreath bursting with new stars. This galaxy is very dusty, but Webb’s infrared vision can peer through to observe features like the intense ring of star formation close around its bright center. https://t.co/Q1BL2yICTz pic.twitter.com/6IokAxUdZM
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) December 21, 2022
"A NGC 7469 é como uma coroa cósmica repleta de novas estrelas. É uma galáxia bem empoeirada, mas a visão infravermelha do Webb consegue ir adiante e observar características como o intenso anel de formação estelar, próximo ao seu centro luminoso", completou a agência espacial ao falar do registro.
Localizada na constelação de Pegasus e com aproximadamente 90 milhões de anos-luz de diâmetro, a galáxia NGC 7469 tem um formato espiral e é considerada uma superluminosa, ou seja, ela é um evento estelar que emite no mínimo 100 vezes mais luz do que uma nebulosa padrão.
A fotografia é surpreendente, afinal, no passado não existiam tecnologias capazes de registrar galáxias tão distantes e de forma complexa como o James Webb consegue.
Por conta de seu tamanho pequeno e grande presença de poeira cósmica, a NGC 7469 tem uma visualização complexa para a maioria dos equipamentos. Porém, dado os sensores infravermelhos presentes no James Webb, a compreensão do evento se torna possível.
Nos novos registros, é possível notar novos aglomerados de estrelas em formação, grandes bolsas de gás quente e turbulento, além da destruição de alguns grãos de poeira, que são causadas pelo buraco negro localizado no centro da NGC 7469.
Vale lembrar que a galáxia já foi contemplada anteriormente em estudos como o "The Great Observatories All-Sky LIRGs Survey (GOALS), que junta imagens e informações dos equipamentos da NASA voltados para eventos superluminosos, em um estudo.
Mais informações sobre a galáxia podem ser encontradas no site oficial do Telescópio Espacial James Webb.
LEIA TAMBÉM: