No sábado, 14, o dia vai virar noite em parte do Brasil com a Lua encobrindo o Sol (Divulgação/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 13 de outubro de 2023 às 10h44.
No sábado, 14, o dia vai virar noite em parte do Brasil. A Lua vai encobrir o Sol, e de todo o país será possível observar o eclipse, mesmo que de forma parcial na maioria do território. Para assistir ao evento, no entanto, vale lembrar que é preciso de proteção que vai além de um simples óculos de sol.
Existem três formas de observar o fenômeno em segurança:
Mas, afinal, qual é problema de utilizar os óculos de sol comuns? Embora sejam produzidos para proteger a retina dos raios UV, o acessório não foi feito para olhar diretamente para o astro rei do nosso sistema solar. A luz direta contra a retina pode causar danos severos à saúde dos olhos e, caso a observação do eclipse seja feita sem proteção, pode levar à cegueira. O mesmo vale para filmes negativos de fotografia e "chapas" de Raio X.
Encontrar telescópios com filtros adequados ou os óculos pré-fabricados para ver eclipses solares pode ser uma tarefa difícil no Brasil — e bastante cara. Mas há uma maneira de fazer o seu próprio óculos em casa para observar o eclipse solar com segurança e garantir a saúde dos olhos.
@universo.e.tecnologia maneiras de ver o eclipse anular de outubro segundo o Manual do Mundo credit:Manual do Mundo #CapCut #foryou #fyp #brasil🇧🇷 #eclipsesolar #eclipse #solar #anular #manualdomundo
Vidros de soldador podem ser achados em lojas de material de construção. Eles são feitos para compor máscaras de solda elétrica e conseguem proteger os olhos dos raios UV do Sol. O valor deles é baixo, variando entre R$ 2 e R$ 5.
É possível olhar para o sol apenas colocando o filtro na frente dos olhos, mas ainda assim, é possível que os raios UV atinjam espaços "em falta" que o retângulo do vidro de soldador não tampa. Sendo assim, uma alternativa é pegar um pedaço de papelão grande o suficiente para cobrir toda a área dos olhos, recortar um espaço no meio para inserir o vidro de soldador e colá-lo com uma fita resistente. Veja o tutorial