Pop

Compra do Twitter: relembre alguns posts que fizeram história

Ao longo de 16 anos de história, muitos acontecimentos foram noticiados na rede e muitas personalidades passaram por ela também; confira alguns dos momentos mais importantes

Twitter: Musk afirma que compra da rede social é para permitir debates "saudáveis" (AFP/AFP Photo)

Twitter: Musk afirma que compra da rede social é para permitir debates "saudáveis" (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 28 de outubro de 2022 às 18h40.

Última atualização em 28 de outubro de 2022 às 18h53.

Nos 16 anos desde sua criação, a rede social Twitter foi local de mensagens amplamente compartilhadas, com anúncios e hashtags que fizeram história, como o #MeToo. Aqui está uma lista dos mais marcantes:

- Março de 2006, o primeiro tuíte

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey (@jack) faz o primeiro tuíte, "apenas configurando meu twttr", antes de postar: "Convido meus amigos".

Maio de 2009, em órbita

O astronauta Mike Massimo (@astro_mike) escreve o primeiro tuíte diretamente do espaço: "Em órbita: o lançamento foi ótimo! Estou em ótima forma, trabalho duro e aproveito as belas paisagens, a aventura de uma vida toda começou."

Novembro de 2010, William e Catherine ficam noivos

O noivado entre o príncipe William e Kate Middleton é formalizado pela conta @ClarenceHouse:  "O príncipe de Gales tem o prazer de anunciar o noivado do príncipe William e da senhorita Catherine Middleton". O casamento aconteceria em abril de 2011.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta.

Maio de 2011, operação contra Bin Laden

Sohaib Athar, consultor de informática no Paquistão, tuíta na conta @ReallyVirtual: "Helicóptero pairando sobre Abbottabad à 01h00 (muito incomum)". Sem saber, ele foi uma das primeiras testemunhas a relatar o ataque americano que levou à morte de Osama Bin Laden.

Novembro de 2012, Obama reeleito

Na noite das eleições presidenciais, @BarackObama tuíta: "Mais quatro anos", com uma foto abraçando sua esposa, Michelle. A mensagem, usada por vários veículos para anunciar o resultado da votação, se torna o tuíte mais compartilhado da história dessa rede social.

Dezembro de 2012, o papa tuíta

O papa Bento XVI introduz uma instituição milenar na rede social ao criar a conta @Pontifex, posteriormente assumida por seu sucessor, Francisco. "Queridos amigos, é um prazer entrar em contato com vocês através do Twitter. Obrigado por suas generosas reações. Eu os abençoo de coração."

Junho de 2014, a CIA chega com humor

A agência de inteligência dos EUA lança sua conta oficial, a @cia, com um post bem humorado: "Não podemos confirmar nem negar que este é nosso primeiro tuíte".

Janeiro de 2015, #jesuischarlie (#eusoucharlie)

O internauta @joachimroncin lança a hashtag #jesuischarlie, acompanhada do logotipo em letras brancas sobre fundo preto, que acabaria se tornando um slogan internacional para apoio às vítimas do atentado ao semanário Charlie Hebdo, em Paris.

Outubro de 2017, #MeToo (#eutambém)

A atriz americana Alyssa Milano publica uma mensagem em sua conta (@Alyssa_Milano) chamando as mulheres vítimas de assédio sexual a dividir suas história: "Se você foi assediada ou agredida sexualmente, escreva 'metoo' ('eu também') em resposta a este tuíte." Este slogan, criado em 2006, serve para libertar a palavra das mulheres após o caso de Harvey Weinstein.

Agosto de 2020, morte de Chadwick Boseman

Em 29 de agosto de 2020, um tuíte anuncia a morte do ator americano Chadwick Boseman (@chadwickboseman). Morto aos 43 anos de câncer de cólon, Boseman é a primeira pessoa negra a protagonizar um filme da Marvel, em "Pantera Negra". Esse tuíte é o que mais recebeu "curtidas" na história da rede social.

Janeiro de 2021, último tuíte de Trump

Através de sua conta @realDonaldTrump, o ex-presidente americano se comunicava diretamente com seus 88 milhões de seguidores, gerando polêmicas regularmente. Em 8 de janeiro, dois dias depois que seus apoiadores invadiram o Capitólio para contestar a eleição de Joe Biden, o Twitter decidiu encerrar sua conta devido ao "risco de incitação à violência".

Em seu último tuíte, Trump disse: "Para todos que estão se perguntando: não estarei presente na cerimônia de posse em 20 de janeiro".

Outubro de 2022, Elon Musk compra o Twitter

Em 27 de outubro de 2022, Elon Musk oficializou a compra no Twitter postando em sua conta @elonmusk: "O pássaro está livre". O empresário, que ocupou várias vezes as páginas de notícias por causa de seus tuítes polêmicos, se apresenta como um fervoroso defensor da liberdade de expressão e deseja flexibilizar a moderação de conteúdo.

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDonald TrumpElon MuskTwitter

Mais de Pop

Gladiador 2: o que realmente aconteceu e o que é apenas ficção no filme

Elon Musk, Bezos e Zuckerberg: qual é o signo dos mais ricos do mundo

Gato de Schrödinger: é possível estar vivo e morto ao mesmo tempo? Entenda teoria

'Amor da Minha Vida': Bruna Marquezine encara papel +18 no Disney+; veja entrevista