Homem mais velho do mundo: veja idade (LongeviQuest/Reprodução)
Repórter de POP
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 14h40.
Após a morte do britânico John Tinniswood, de 112 anos nesta segunda-feira, 25, o título do homem mais velho do mundo hoje pertence a um brasileiro: o cearense João Marinho Neto.
Líder do ranking mundial da LongeviQuest, ele é o último homem nascido em 1912 ainda vivo e completou 112 anos no dia 5 de outubro. Já era o homem mais velho da América Latina há alguns anos, antes de assumir o topo da lista. Entre as pessoas mais velhas do mundo — lista que inclui também mulheres —, João ocupa a 6ª posição.
Brasileiro que teria 127 anos ao morrer pode ter sido o homem mais velho que já existiu no mundoNatural de Maranguape, João ajudava o pai a criar gado e colher frutas em uma fazenda desde criança. Chegou a se mudar com a família para Apuiarés, cidade rural no interior do Ceará — e vive lá até hoje. Foi casado com Josefa Albano dos Santos, que morreu em 1994, aos 74 anos, com quem teve quatro filhos, José, Antônio, Vanda (falecida) e Fátima. Atualmente é casado com Antônia Rodrigues Moura e teve com ela mais três filhos: Jarbas, Vinícius e Conceição. João tem 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
Em entrevistas, Vinícius comemora a possibilidade de ainda ter o pai presente e destaca que ele continua lúcido e saudável, sem tomar nenhum tipo de medicação. Já não enxerga mais, muito embora reconheça os filhos pela voz.
No top 5 dos homens mais velhos, três deles são brasileiros. Em entrevista ao Diário do Nordeste, o Vinícius relatou que João pode ter a idade avançada sobretudo pela boa alimentação. "Ele come muita coisa pura, frutas sem veneno, e também rapadura com queijo, ovo com farinha, feijão com cuscuz. Essas comidas sem usar nenhum tipo de veneno, comida feita naturalmente na roça. Acho que é por isso que ele tem essa saúde que ele tem."
O Brasil ocupa o primeiro, segundo e quinto lugar no ranking da LogeviQuest, com João Marinho Neto, Josino Levino Ferreira e Primo Olivieri, respectivamente.
*Os dados são do ranking mundial LongeviQuest.
*Os dados são do ranking mundial LongeviQuest.