Brasil pode ter novo feriado nacional; veja a data e motivo
O projeto do senador Angelo Coronel (PSD-BA) segue para análise da Câmara dos Deputados e, se aprovado, precisa de sanção presidencial para entrar em vigor
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2021 às 11h52.
Última atualização em 23 de novembro de 2021 às 11h56.
O Brasil pode ter um novo feriado nacional . A Comissão de Educação do Senado aprovou na última quinta-feira, 18, um projeto de lei que cria o feriado de Santa Dulce dos Pobres, em homenagem a Irmã Dulce.
O projeto do senador Angelo Coronel (PSD-BA) segue para análise da Câmara dos Deputados e, se aprovado, precisa de sanção presidencial para entrar em vigor.
A data do novo feriado seria no dia 13 de março, o dia da morte da Irmã Dulce, que faleceu em 1992, em Salvador.
O relator do projeto, senador Flávio Arns (Podemos-PR), disse que esse dia já é tradicionalmente voltado à Irmã Dulce na Bahia, com lembrança do seu trabalho em prol dos mais necessitados.
Quem é irmã Dulce?
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914.Filha de Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia, e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes.Desde criança, Irmã Dulce já demostrava que desejava seguir a vida religiosa. Quando adolescente, começou a ajudar pessoas em situações de rua e doentes.
Em fevereiro de 1933, entrou paraa Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, Sergipe. No mesmo ano, fez votos e tornou-se freira. A escolha do nome de Irmã Dulce foi em homenagem a sua mãe.
Ela foi professora e atuou para ajudar pessoas mais pobres. Entre seus feitos, está a criação de um colégio e de um alberque para doentes que se transformou no Hospital Santo Antônio. Em 1988 ela foi indicada ao prêmio Nobel da Paz, porém não ficou com o título. Ela viveu até os 77 anos.
Irmã Dulce foi canonizada em outubro de 2019, 27 anos após a sua morte, e é a primeira santa brasileira. Conhecida como "Anjo Bom da Bahia", Santa Dulce dos Pobres tem o dia comemorado em 13 de agosto.