Ano Novo Chinês: 2025 será regido pela Serpente de Madeira (Imagem gerada com auxílio de Inteligência Artificial)
Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 09h49.
O primeiro dia do ano pode até ser comemorado no dia 1º de janeiro na maioria dos países, mas na a China e outras nações asiáticas influenciadas pela cultura chinesa, a chegada de um novo ciclo acontece em uma data diferente. O Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, marca a renovação no calendário baseado nos ciclos da Lua e é celebrado com rituais que trazem sorte, prosperidade e um novo começo.
A virada do ano acontece nesta quarta-feira, 29 de janeiro, e as festividades seguirão até o Festival das Lanternas, 15 dias depois. Em 2025, o animal regente será a Serpente de Madeira, que influencia o período até o dia 16 de fevereiro de 2026.
Em comemoração ao Ano Novo Lunar, ruas e casas são decoradas com elementos vermelhos, fogos de artifício iluminam os céus e crianças recebem envelopes coloridos com dinheiro, que simbolizam bons desejos para o novo ciclo.
No horóscopo chinês, a serpente é associada à sabedoria, intuição, criatividade e renovação.
A habilidade de trocar de pele simboliza transformação e renascimento, o que torna este um ano propício para mudanças significativas e novos começos. Também pode indicar, no entanto, momentos de estratégia e planejamento cuidadoso, já que a serpente é um animal reservado e calculista.
A influência do elemento madeira traz ainda mais dinamismo ao período, porque, segundo a tradição chinesa, impulsiona a criatividade e a expansão pessoal.
O horóscopo chinês segue um ciclo de 12 anos, no qual cada ano é representado por um animal do zodíaco. São eles:
Cada signo se repete em um ciclo de 12 anos e é combinado com um dos cinco elementos da natureza (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), formando ciclos de 60 anos.
As tradições do Ano Novo Lunar envolvem rituais que visam atrair sorte e afastar más energias. Alguns costumes incluem: