Ação na Venezuela aconteceu menos de um mês após Trump receber o Prêmio da Paz da Fifa, em Washington (@rafaelribeirorio/CBF)
Redação Exame
Publicado em 4 de janeiro de 2026 às 14h11.
No último sabado, 3, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou um "ataque em larga escala" contra a Venezuela. A operação resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.
Maduro está preso no Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês), em Nova York, no bairro do Brooklyn, e vai responder por quatro crimes, além de ser julgado por um tribunal americano.
A ação acontece menos de um mês depois de Trump ter recebido o Prêmio da Paz da FIFA, entregue em 5 de dezembro pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, em Washington.
Foi a primeira edição da honraria, criada para reconhecer pessoas que, segundo a FIFA, "por meio de seu compromisso inabalável e ações especiais, contribuíram para unir pessoas em todo o mundo em paz".
"Em um mundo cada vez mais instável e dividido, é fundamental reconhecer a contribuição excepcional daqueles que trabalham arduamente para acabar com conflitos e unir as pessoas em um espírito de paz. [...] O futebol representa a paz e, em nome de toda a comunidade global do futebol, o Prêmio FIFA da Paz – O Futebol Une o Mundo reconhecerá os enormes esforços daqueles que unem as pessoas, trazendo esperança para as futuras gerações", disse o presidente da entidade, Gianni Infantino.
Ao receber o prêmio, Trump afirmou tratar-se de "uma das maiores honras" de sua vida e citou sua atuação em conflitos internacionais, como na África e no Sul da Ásia, além de esforços diplomáticos no Oriente Médio.
"Salvamos milhões e milhões de pessoas. O Congo é um exemplo disso. Mais de 10 milhões de pessoas morreram e outras tantas iriam morrer. Depois, temos a Índia, o Paquistão e tantas outras guerras que conseguimos acabar. E outras que terminamos antes mesmo de começarem. Conseguimos fazer isso. Quero agradecer a todos. O mundo é mais seguro agora. Os Estados Unidos não estavam muito bem há um ano, mas agora posso dizer que somos o país mais na moda do mundo. Obrigado", disse o presidente dos EUA na ocasião.
Trump diz que EUA vão governar Venezuela, mas deixa questões em abertoInfantino elogiou publicamente Trump, afirmando que o dirigente "merecia" o reconhecimento por seu papel em iniciativas de pacificação
"O senhor certamente merece o primeiro Prêmio da Paz da FIFA por sua atuação, por tudo o que conquistou, e o fez de uma maneira incrível. O senhor sempre poderá contar, Sr. Presidente, com o meu apoio, com o apoio de toda a comunidade do futebol para ajudá-lo a construir a paz e fazer o mundo prosperar em todo o planeta", afirmou o presidente da FIFA.