Mundo

Trump convida Lula para integrar conselho internacional de paz para Gaza

Até o momento, o Palácio do Planalto não anunciou uma decisão

Trump designou o major-general Jasper Jeffers para comandar a recém-criada Força Internacional de Estabilização em Gaza (Eyad Baba/AFP)

Trump designou o major-general Jasper Jeffers para comandar a recém-criada Força Internacional de Estabilização em Gaza (Eyad Baba/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 17 de janeiro de 2026 às 16h48.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um convite formal do líder dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o "conselho de paz" dedicado à Faixa de Gaza.

Até o momento, o Palácio do Planalto não anunciou uma decisão, e o convite segue sob análise pelo governo brasileiro.

A iniciativa foi confirmada publicamente neste sábado pelo presidente da Argentina, Javier Milei, que também foi convidado.

Em uma publicação na rede social X, Milei compartilhou a carta-convite e afirmou ser "uma honra" participar do conselho, que será presidido pelo próprio presidente Trump e contará com a participação do secretário de Estado americano, Marco Rubio, e do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Conselho de paz para Gaza: como funciona?

O grupo, anunciado pela Casa Branca na sexta-feira, é apresentado como um elemento central da segunda fase do plano de paz americano para a região.

"Posso afirmar com certeza que é o maior e mais prestigiado conselho já reunido em qualquer momento e lugar", declarou Trump em suas redes sociais ao fazer o anúncio.

Além das figuras já citadas, completam a lista de convidados o bilionário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente do presidente Trump no Conselho de Segurança Nacional.

Reestruturação na Palestina

Segundo comunicado oficial, o fórum terá como missão discutir estratégias para o "fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos e mobilização de capital em larga escala" para Gaza.

Em paralelo à formação do conselho civil, o presidente Trump designou o major-general Jasper Jeffers para comandar a recém-criada Força Internacional de Estabilização (ISF) em Gaza. A força terá a atribuição de garantir a segurança no território e auxiliar no treinamento de uma nova força policial local.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaPalestinaDonald TrumpGoverno Lula

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro