Mundo

Trump chama Nobel da Paz de 'corrupto' após prêmio a Navi Pillay

Presidente dos EUA criticou a escolha da jurista sul-africana, ligada à ONU, e voltou a reivindicar a honraria para si

Trump afirmou que o Nobel da Paz ficou desacreditado após a premiação de Navi Pillay (Mandel NGAN/AFP)

Trump afirmou que o Nobel da Paz ficou desacreditado após a premiação de Navi Pillay (Mandel NGAN/AFP)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 10 de outubro de 2026 às 08h41.

Última atualização em 10 de outubro de 2026 às 08h46.

Priorizar nos meus resultados Google
RESUMO +

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, chamou nesta sexta-feira de “desconhecida” a juíza sul-africana Navanethem “Navi” Pillay, vencedora do Nobel da Paz, e acusou o comitê do prêmio de corrupção. Trump parabenizou Pillay, mas afirmou que os Estados Unidos, representados por ele, deveriam ter recebido a honraria por sua atuação na resolução de conflitos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta sexta-feira a escolha da juíza sul-africana Navanethem “Navi” Pillay como vencedora do Nobel da Paz e afirmou que o comitê responsável pela premiação é “corrupto”.

Durante um comício em Syracuse, no estado de Nova York, Trump disse que nunca havia ouvido falar de Pillay. Na sequência, porém, descreveu a jurista como uma “pessoa liberal que trabalha nas Nações Unidas” e a parabenizou pelo prêmio.

“Hoje deram o Prêmio Nobel da Paz a uma pessoa de quem eu nunca tinha ouvido falar”, afirmou.

Depois do anúncio, Trump elevou o tom contra a premiação e disse que o Nobel da Paz teria sido “desacreditado para sempre” por um grupo que classificou como “ideólogos radicais”, “antidemocráticos” e “inimigos da civilização”.

O presidente também afirmou que o prêmio é “corrupto”.

Quem são as 21 mulheres que já ganharam o Prêmio Nobel da Paz

Trump volta a reivindicar Nobel para si

As críticas foram acompanhadas de uma nova defesa de sua própria candidatura à honraria.

“Os Estados Unidos da América, representados por mim como seu presidente, deveriam ter recebido o prêmio Nobel da Paz, mas não o receberam”, disse Trump.

Por que o Nobel da Paz é entregue na Noruega? Entenda a origem do prêmio

O presidente americano afirma ter resolvido diferentes conflitos internacionais e usa esse argumento para defender que deveria ser reconhecido com o prêmio.

Pillay e o pano de fundo com o TPI

Pillay é ex-juíza do Tribunal Penal Internacional, o TPI, corte internacional responsável por julgar indivíduos acusados de crimes como genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Ela também integrou uma comissão independente das Nações Unidas sobre Israel e os territórios palestinos ocupados. O grupo concluiu que Israel havia cometido genocídio em Gaza.

A premiação ocorre em meio à tensão entre o governo Trump e o TPI. Após o anúncio do Nobel a Pillay, os Estados Unidos decidiram sancionar o tribunal.

'Perguntas frequentes'

Quem é Navanethem “Navi” Pillay, vencedora do Nobel da Paz? +

Navanethem “Navi” Pillay é uma juíza sul-africana e ex-integrante do Tribunal Penal Internacional. Pillay também participou da comissão independente das Nações Unidas sobre Israel e os territórios palestinos ocupados.

O que Donald Trump disse sobre Navi Pillay? +

Donald Trump afirmou que nunca tinha ouvido falar de Navi Pillay e depois a descreveu como uma pessoa liberal que trabalha nas Nações Unidas. Apesar das críticas, o presidente dos Estados Unidos parabenizou a juíza.

Por que Trump chamou o comitê do Nobel de corrupto? +

Trump afirmou que o Nobel da Paz ficou desacreditado após a premiação de Navi Pillay. Segundo o presidente americano, a decisão foi tomada por ideólogos radicais, antidemocráticos e inimigos da civilização.

Qual foi a atuação de Navi Pillay nas Nações Unidas? +

Navi Pillay integrou a comissão independente das Nações Unidas sobre Israel e os territórios palestinos ocupados. A comissão concluiu que Israel cometeu genocídio em Gaza.

Por que Donald Trump diz que deveria receber o Nobel da Paz? +

Donald Trump afirma que resolveu vários conflitos no mundo e, por isso, merece o Nobel da Paz. No comício em Syracuse, o presidente disse que os Estados Unidos, representados por ele, deveriam ter recebido o prêmio.

Acompanhe tudo sobre:Prêmio NobelDonald Trump

Mais de Mundo

China coloca indústria europeia contra a parede e ameaça empregos, diz estudo

O que se sabe sobre o terremoto do Panamá

Suprema Corte da Argentina suspende decreto de Milei que permitia venda de terras a estrangeiros

Netanyahu convida Flávio Bolsonaro para visita em Israel