Mundo

Retrospectiva: 5 eventos climáticos extremos que marcaram 2025

Com as mudanças climáticas evidenciadas pela intensificação do aquecimento global, estudos apontam que eventos climáticos extremos se tornarão mais comuns

Enchentes na Ásia: evento climático foi um dos que marcaram 2025 (Getty Images)

Enchentes na Ásia: evento climático foi um dos que marcaram 2025 (Getty Images)

Giovanna Bronze
Giovanna Bronze

Colaboradora

Publicado em 29 de dezembro de 2025 às 06h01.

Com o aquecimento global intensificando as mudanças climáticas, o mundo deve enfrentar com maior frequência eventos climáticos extremos como ondas de calor, inundações, tempestades torrenciais, ciclones, entre outras.

De acordo com o relatório Climate Risk Index 2025, entre 1993 e 2022, mais de 765 mil pessoas morreram ao redor do mundo em resultado direto dos 9.400 eventos climáticos extremos registrados no período.

Segundo o relatório, os eventos que antes eram raros podem se tornar o "novo normal".

Um exemplo é a Alemanha, citada no documento, que viu em 2022 mais eventos extremos do que nos últimos 100 anos.

Dentro desse cenário, 2025 não foi diferente e foi marcado por diferentes eventos climáticos que marcaram o ano no Brasil e no mundo.

Confira cinco eventos climáticos que marcaram 2025

Calor extremo na Europa

Durante julho de 2025, o hemisfério norte encarou um dos verões mais severos em sua história.

Segundo monitoramento feito pela Imperial College em parceria com a World Weather Attribution, as temperaturas altas do verão europeu intensificadas pelas mudanças climáticas resultou em 16.500 mais mortes do que nos anos em que o clima não havia sido afetado por ações humanas.

Neste ano, a Europa contabilizou ao menos oito mortes diretamente relacionadas à onda de calor de 2025, que ultrapassou a marca dos 40 °C em diversos países.

Enchentes na Ásia

Entre novembro e dezembro deste ano, chuvas torrenciais atingiram o Sri Lanka, Sumatra, o sul da Tailândia e o norte da Malásia.

No começo de dezembro, foi confirmada a marca de 1.200 mortos em decorrência das enchentes na região.

Ciclone no Paraná

O ciclone extratropical atingiu a região Sul em 7 de novembro deste ano e devastou o Paraná.

A cidade mais afetada foi Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do estado, que teve cerca de 90% dos prédios comerciais e residenciais da cidade atingidos pelo evento climático. Seis pessoas morreram e 400 ficaram feridas na cidade.

Tornado-Paraná-Rio-Bonito-Iguaçu

Tornado no Paraná atingiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu (Ari Dias/AEN/Reprodução)

Os prejuízos estimados do desastre ultrapassaram o valor de R$ 114 milhões.

Deslizamentos e consequências das chuvas no Brasil

O início de 2025 foi marcado por fortes chuvas e deslizamentos no Brasil, afetando principalmente os estados Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pará.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, os eventos registrados no início do ano no Brasil resultaram em 115 mortes, 59,7% mais do que as 72 registradas no mesmo período de 2024.

2025 caminha para ser o ano mais quente da história

O aquecimento global segue e a expectativa é que 2025 e torne o ano mais quente da história. O dado deve ser anunciado em janeiro de 2026, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) costuma divulgar o balanço do ano anterior.

Em janeiro de 2025, por exemplo, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou 2024 como o ano mais quente já registrado. 

Segundo o relatório sobre a Lacuna de Emissões 2025, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado em novembro deste ano, os planos para frear o aquecimento global atuais só conseguem limitar aumento de temperatura a 2,3°C. 

Ainda segundo o relatório, para cumprir o Acordo de Paris e limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais seria necessário realizar cortes de mais de 40% nas emissões de gases de efeito estufa até 20230.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalMudanças climáticas

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina