Lula conversa com Bill Clinton e elogia discurso na Convenção Democrata
Presidente brasileiro foi convidado para participar de evento da Fundação Clinton sobre mudanças climáticas
Agência de notícias
Publicado em 22 de agosto de 2024 às 19h24.
Última atualização em 22 de agosto de 2024 às 19h38.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton,por telefone, nesta quinta-feira.
O petista aproveitou a conversa para parabenizar Clinton pelo discurso feito ontem, no terceiro dia da convenção Democrata. Na fala, o americano pediu votos para Kamala Harris e criticou o rival republicano, Donald Trump.
Segundo a Presidência, o brasileiro teria parabenizado a fala do ex-presidente "destacando a importância do fortalecimento da democracia frente a ascensão do extremismo no mundo".
Kamala Harris vira Mulher Maravilha na Convenção Democrata
Corrida eleitoral americana
Sua principal tarefa, nesta que se tornou uma cerimônia para passar a tocha à próxima geração de democratas, foi validar o nome Kamala Harris entre o eleitorado branco trabalhador cativo de Trump.
"Kamala Harris é a única candidata nesta corrida que tem a visão, a experiência, o temperamento, a vontade e, ainda, a alegria de fazer o que é preciso. Olhem para o que o republicano faz com a sua voz: ele basicamente fala sobre si mesmo. Na próxima vez que os ouvirem, não contem as risadas, contem os 'Eu'", declarou o ex-presidente no palco do United Center de Chicago.
Durante a conversa, de cerca de 35 minutos, Clinton também convidou Lula para participar de evento organizado pela Fundação Clinton sobre Mudança do Clima, que ocorre em setembro à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
"Clinton fez referência aos avanços conseguidos pelo Brasil no combate ao desmatamento e em prol da transição energética", afirmou a Presidência.