Mundo

Estudo ambiental pode atrasar trem-bala

Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo no site do IBAMA mostra que entre o estudo e a liberação da licença prévia leva-se, em média, de um ano e meio a dois anos

Início das obras do trem-bala depende de licença ambiental, que pode demorar até dois anos para ser liberada

Início das obras do trem-bala depende de licença ambiental, que pode demorar até dois anos para ser liberada

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 21h41.

São Paulo - As obras do trem de alta velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro correm risco de não começar em 2011 como pretende o governo, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo. Isso porque o processo depende da liberação da lincença ambiental pelo IBAMA.

De acordo com o jornal - que realizou um levantamento no site do instituto sobre processos de licenciamento de ferrovias-, há uma média de um ano e meio a dois anos entre o estudo e a liberação da licença prévia.

O edital publicado ontem prevê que a assinatura do contrato com a vencedora do leilão aconteça em maio de 2011. Pelo documento, o vencedor da licitação do trem-bala só poderá começar a obra após a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) entregar a licença prévia.

Ainda segundo a Folha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que gostaria de ver a obra pronta até a Olimpíada de 2016. E o diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo, disse que seria possível entregar trechos para a Copa do Mundo de 2014, mas que isso ficaria a cargo do vencedor.

Ele afirmou que o governo já iniciou o processo de licenciamento e, assim que o vencedor for anunciado e entregar o traçado, no fim de dezembro deste ano, quando o leilão se encerrar, serão iniciados os estudos para a obtenção da licença. O prazo para a construção toda é de seis anos, mas a previsão é que ela possa ser feita em quatro ou cinco anos.
 

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteInfraestruturaTransporte e logísticaAmérica LatinaDados de BrasilTransportesTrem-balaFerroviasTrensTransporte públicoPreservação ambientalLicenças ambientais

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal