Mundo

Biden aproveita condenação de Donald Trump para pedir doações para campanha nas redes sociais; veja

Trump se tornou o 1º ex-presidente dos EUA na história a ser condenado em um caso criminal; a sua pena será anunciada em 11 de julho

Logo após a decisão da justiça em Nova York, o político fez um post em seu perfil no X (AFP/AFP)

Logo após a decisão da justiça em Nova York, o político fez um post em seu perfil no X (AFP/AFP)

Marcos Bonfim
Marcos Bonfim

Repórter de Negócios

Publicado em 30 de maio de 2024 às 19h19.

Última atualização em 30 de maio de 2024 às 19h39.

O presidente Joe Biden usou a condenação do seu oponente na corrida à Casa Branca e ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pedir doações para a sua campanha eleitoral. Logo após a decisão da justiça em Nova York, o político fez um post em seu perfil no X  (ex-twitter) para promover a arrecadação.

"Só há uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas. Doe para nossa campanha hoje", escreveu, com um link para a página.

O que aconteceu

Com a decisão anunciada na tarde desta quinta-feira, 30, Trump se tornou o 1º ex-presidente dos EUA na história a ser condenado em um caso criminal. A pena, que pode chegar a quatro anos de prisão, será anunciada em 11 de julho, às 10h da manhã na hora local.

Trump foi alvo de 34 acusações relacionadas ao caso, e considerado culpado em todas elas por um júri composto por 12 nova-iorquinos. Os jurados levaram dois dias para chegar à decisão.

O republicano foi processado por fraude relacionada ao pagamento de suborno para a ex-atriz pornô Stormy Daniels, que diz ter tido um caso com ele. Trump foi condenado por pagar dinheiro para que ela não revelasse o caso durante as eleições de 2016, o que foi considerado como gasto de campanha. O pagamento, de 130 mil dólares, foi disfarçado como pagamentos de honorários, o que configura fraude.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpGoverno Biden

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump vence na Flórida

Como os astronautas votam nas Eleições dos EUA? Saiba como funciona o sistema da Nasa

Eleições nos EUA: Trump vence na Virgínia Ocidental

Erro humano leva cidade nos EUA a recontar 30 mil votos