Marketing

GWM no Brasil: Inovação e eletrificação no setor automotivo

No podcast do Clube CMO, Luiz Fernando Guidorzi diz que empresa já tem planos para introduzir caminhões movidos a hidrogênio no Brasil, seguindo uma tendência de energia limpa

Luiz Fernando Guidorzi: GWM quer educar o público sobre a eletrificação (Divulgação/GWM)

Luiz Fernando Guidorzi: GWM quer educar o público sobre a eletrificação (Divulgação/GWM)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de outubro de 2023 às 14h44.

Última atualização em 26 de outubro de 2023 às 11h14.

As profundas transformações da indústria automobilística são tema do terceiro episódio, da segunda temporada, do podcast Clube CMO, parceria entre a EXAME e a Zmes, que contou com a participação de Luiz Fernando Guidorzi, head de marketing da GWM. Em conversa com Marcelo Tripoli, CEO e fundador da Zmes, o executivo revela como a marca chinesa conquistou espaço no mercado brasileiro.

Considerada a maior empresa do país com capital fechado listado na Bolsa de Xangai, a Great Wall Motors (GWM) vem se destacando com uma abordagem inovadora, que desafia percepções antigas sobre os carros chineses e a mobilidade no país.

Mais do que uma fabricante de automóveis, a GWM é um ecossistema que abrange não apenas a produção de veículos, como também de baterias, e tem forte foco na eletrificação e no desenvolvimento de células de hidrogênio. A empresa já tem planos para introduzir caminhões movidos a hidrogênio no Brasil, seguindo uma tendência de energia limpa.

Atualmente, o principal enfoque da GWM está na produção de veículos eletrificados. A companhia se destaca pela ampla variedade de produtos nessa categoria, a exemplo dos modelos Haval H6 HEV e PHEV, que atendem às necessidades de consumidores em busca de uma mobilidade mais sustentável.

De acordo com o executivo, um dos maiores desafios no país é a infraestrutura de carregamento, especialmente, para viagens de longa distância. A empresa tem buscado soluções para o problema estabelecendo parcerias com outras companhias para a instalação de pontos de carregamento em shoppings e estacionamentos, além de colaborar com parceiros de energia para criar um ecossistema completo.

Ainda segundo ele, a GWM está comprometida não apenas em fornecer infraestrutura, mas também em educar o público sobre a eletrificação, desmitificando a tecnologia, esclarecendo dúvidas e promovendo a adoção desse tipo de veículo.

Na visão de Tripoli, que adquiriu seu primeiro carro elétrico em 2020, o modelo é ideal para o uso na cidade, mas para viagens de longa distância pode se tornar um desafio devido à falta de infraestrutura de carregamento. É neste contexto que os carros híbridos e plug-in híbridos entram em jogo, destaca o CMO da GWM. "As opções oferecidas pela empresa garantem eficiência, economia e, acima de tudo, uma experiência de direção confiável. O futuro da eletrificação nunca pareceu tão promissor."

Confira abaixo o episódio na íntegra, disponível também no Spotify:

yt thumbnail

Temporada dedicada ao setor automobilístico

Na segunda temporada temática, dedicada ao setor automobilístico, o podcast do Clube CMO traz uma abordagem aprofundada das mais recentes inovações, apresentando insights dos principais especialistas do setor. Confira abaixo, os episódios anteriores:

Como funciona o Clube CMO

O Clube CMO é destinado a líderes de marketing das organizações, entre CMOs, vice-presidentes e diretores. O intuito do clube é possibilitar troca de conhecimento, resolução de problemas e discussões produtivas sobre o mercado publicitário.

Os associados participam de jantares de relacionamento e encontros de learning com especialistas nos temas abordados. Os membros têm participação ativa no conteúdo da EXAME, por meio de podcast, matérias de cobertura dos eventos e coluna do Clube CMO.

O Clube CMO tem patrocínio da HYPR, NEOOH e Salesforce, e conta com apoio da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Acompanhe tudo sobre:Clube CMOCarros elétricosCarros híbridos

Mais de Marketing

Burger King e Stanley promovem ação com galão térmico a R$ 1; saiba como retirar

Camila Coutinho estreia no Cannes Lions como palestrante nesta quinta, 20

Em Cannes, Musk explica por que xingou anunciantes e tenta aproximação com o mercado publicitário

Cannes: CTO da OpenAI fala sobre desafios e oportunidades da IA na criatividade humana

Mais na Exame