Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Como a GWM pode liderar uma transformação no mercado automotivo do Brasil

A maior montadora privada chinesa terá aqui a primeira fábrica dedicada exclusivamente a veículos híbridos e elétricos, com capacidade para produzir até 100.000 veículos por ano

Modo escuro

GWM confirma a produção de dois carros no Brasil: um SUV e uma picape média, ambos modelos híbridos (Oriental Image/Agência Brasil)

GWM confirma a produção de dois carros no Brasil: um SUV e uma picape média, ambos modelos híbridos (Oriental Image/Agência Brasil)

O mercado automotivo brasileiro não teve muitos motivos para celebrar nos últimos anos, entre fechamentos de fábricas, falta de componentes e vendas estagnadas. A melhor notícia dos tempos mais recentes para o segmento vem de longe, do Oriente. A chinesa Great Wall Motors, ou GWM, deu detalhes no fim de abril de como será o investimento por aqui.

A GWM promoveu dois eventos na mesma semana na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, para anunciar as novidades. O primeiro foi com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, sobre investimento em hidrogênio. O segundo foi com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para falar de plano de produção.

Pelo porte de investimento, capacidade de produção e aposta em energias renováveis, não é exagero dizer que a GWM deve liderar a corrida por carros elétricos por aqui nos próximos anos – e dessa forma ajudar na transformação do mercado automotivo brasileiro. Acompanhe.

Única fábrica apenas de carros elétricos e híbridos

A GWM Brasil realizou um evento para divulgar como será a operação da sua fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo. A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente Alckmin e pelo CEO Américas da GWM, James Yang.

O início das atividades da fábrica será no dia 1° de maio de 2024, simbolicamente no Dia do Trabalho. Será a primeira fábrica do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos e a primeira da GWM no Ocidente – a montadora conta com unidades de operação na China, na Rússia e na Tailândia.

A partir do primeiro semestre de 2023 a planta vai iniciar seu projeto de modernização e ampliação da linha de montagem, para possibilitar a produção de veículos com um alto nível de conectividade e eletrificação e também um aumento da sua capacidade instalada.

“A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”, afirmou Alckmin.

Os planos da autotech brasileira preveem que a fábrica de Iracemápolis terá sua capacidade ampliada dos atuais 20.000 veículos por ano para o limite de 100.000 unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente 2.000 empregos diretos.

O vice-presidente Geraldo Alckmin em evento na fábrica da GWM em Iracemápolis

O vice-presidente Geraldo Alckmin em evento na fábrica da GWM em Iracemápolis: investimento de 10 bilhões de reais

É bastante coisa. No ano passado foram emplacados no total pouco mais de 3,6 milhões de carros no Brasil. Além de suprir a demanda do mercado nacional por carros mais modernos, conectados e eletrificados, o aumento da capacidade produtiva da GWM tem também como objetivo fazer da unidade de Iracemápolis um polo de exportação de veículos eletrificados para toda a América Latina.

“Esse é mais um passo importante da história da GWM no Brasil, com o anúncio do início das operações da sua fábrica em Iracemápolis, cujos veículos híbridos, com gasolina e etanol, estarão à disposição dos consumidores brasileiros e da América Latina a partir do próximo ano”, disse James Yang.

Os recursos necessários para a ampliação da fábrica, contratação de colaboradores e início da produção fazem parte do plano de investimento de 10 bilhões de reais que a GWM destinou para a operação brasileira, com prazo de duração de dez anos, anunciado pela GWM em janeiro de 2022.

A primeira picape híbrida nacional

 A notícia que interessa diretamente ao consumidor brasileiro é que carro ele terá como opção de compra. No evento da fábrica de Iracemápolis foi confirmada a produção de dois veículos: um SUV e uma picape média, ambos modelos híbridos, que vão compartilhar a mesma plataforma e motorização.

Os dois veículos deverão ser exportados para toda a América Latina e já estão sendo desenvolvidos especialmente para adequar seus projetos às preferências do consumidor brasileiro e às condições de rodagem do território nacional, principalmente seus sistemas de motorização, suspensão, direção e conectividade.

A picape foi até apresentada no evento. Vai se chamar Poer (pronuncia-se “póuer”). O carro foi exibido aos jornalistas e autoridades presentes com uma camuflagem parcial, indicando que já teve início a fase de desenvolvimento de projeto para atender à legislação do país e às exigências do mercado local.

Quando for lançada comercialmente, a GWM Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil. A montadora também confirmou que o modelo será flex, podendo ser abastecido com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono. A picape Poer será também o primeiro veículo flex do mundo desenvolvido pela GWM.

O Haval H6 já está no Brasil

 A montadora terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados. O primeiro modelo comercializado no Brasil é o SUV híbrido Haval H6, atualmente em fase de pré-venda e suportado pela inauguração dos 50 pontos de venda e serviços da GWM Brasil, que será feita ao longo deste ano.

A Haval H6 chega em três versões: a de entrada, HEV; a intermediária, PHEV: e a topo de linha esportiva, GT PHEV. As primeiras unidades começam a ser entregues para os clientes, já que os lotes iniciais atracaram no Brasil antes do previsto.

No total, 1.409 unidades foram comercializadas na pré-venda.

O governador Tarcísio de Freitas com Ricardo Bastos (diretor de assuntos institucionais da GWM), James Yang (CEO Américas GWM), Peijie Chen (cônsul-geral da China) e Nelita Michel (prefeita de Iracemápolis)

O governador Tarcísio de Freitas com Ricardo Bastos (diretor de assuntos institucionais da GWM), James Yang (CEO Américas GWM), Peijie Chen (cônsul-geral da China) e Nelita Michel (prefeita de Iracemápolis)

A aposta no hidrogênio

O governador Tarcísio de Freitas anunciou os planos da GWM para dar início à introdução de sua tecnologia de mobilidade a hidrogênio no Brasil, durante evento na fábrica em Iracemápolis.

A solenidade contou com a assinatura de um termo de engajamento entre o governo do Estado de São Paulo e a GWM para promover estudos de viabilidade de uma rota de logística com a utilização de veículos movidos a hidrogênio e a identificação de potenciais parceiros para produção e fornecimento de hidrogênio a partir de fontes renováveis.

Também está previsto o engajamento de universidades paulistas no processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para novas rotas tecnológicas de descarbonização da mobilidade no estado.

O projeto terá a duração de um ano e contará com o apoio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do governo estadual para mapear e coordenar a interlocução entre os diferentes stakeholders da iniciativa privada e representantes do poder público.

A GWM prevê ainda que todo o hidrogênio que será utilizado no abastecimento dos veículos deverá ser produzido no país utilizando preferencialmente fontes limpas e renováveis. Entre elas, por exemplo, está contemplada a possibilidade de utilização do etanol para a geração do hidrogênio. É ou não uma transformação?

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Dia do Sorvete: 3 receitas simples de picolé com frutas para se refrescar
Casual

Dia do Sorvete: 3 receitas simples de picolé com frutas para se refrescar

Há 17 horas
Dia do Sorvete: 10 sorveterias e restaurantes para se refrescar em São Paulo
Casual

Dia do Sorvete: 10 sorveterias e restaurantes para se refrescar em São Paulo

Há 19 horas
Filme de ação espanta turistas chineses da Tailândia
Casual

Filme de ação espanta turistas chineses da Tailândia

Há um dia
Le Cordon Bleu vai desembarcar em Curitiba, Belo Horizonte, Natal e Porto Alegre
Casual

Le Cordon Bleu vai desembarcar em Curitiba, Belo Horizonte, Natal e Porto Alegre

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais