São Paulo - Confira a seguir as dez notícias de Marketing que marcaram a semana:
Mensagens secretas - Confira a galeria com 20 exemplos de logos de marcas famosas que trazem mensagens de texto e visuais escondidas.
Guerra das salsichas - Com a volta da Perdigão no mercado, a BRF (dona também da Sadia) parte para cima da concorrente JBS (da Seara) nos comerciais e anúncios, provocando uma verdadeira guerra de embutidos.
Tóquio 2020 - O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos revelou o logo dos eventos e explicou seus significados.
Novos lanches - O McDonald's anunciou os novos sanduíches que irão ser vendidos no cardápio promocional da rede: o Triplo Cheeseburger e o Cheeseburger Barbecue.
Quizzes - Teste seus conhecimentos e se divirta com dois quizzes. Veja se consegue descobrir as empresas donas de 15 marcas famosas. E veja se consegue dizer o país de origem de 26 marcas conhecidas no mundo.
Mulher no futebol - O novo jogo Fifa 2016 fez algo inédito: colocou uma jogadora mulher na capa. Alex Morgan, atacante da Seleção dos EUA, divide o espaço com Lionel Messi.
Concorrentes - Um designer fez sucesso com uma série inusitada: recriou o logo de marcas famosas usando o logo da marca concorrente. McDonald's e Burger King, Firefox e Internet Explorer são alguns dos "confrontos".
Polêmica da Hollister - A história que a marca Hollister tinha inventado para si foi destruída. Tudo não passava de uma mentira: um storytelling para a construção da marca.
Pelados - O canal VH1 criou um comercial apenas com casais pelados pulando em slow motion. Tudo para divulgar a nova temporada de um reality show onde todo mundo fica... pelado.
Efeitos negativos - Uma nova campanha mostra o lado ruim do uso em excesso dos smartphones no cotidiano.
-
1. Mascotes famosos
zoom_out_map
1/8 (Getty Images)
São Paulo - Quando o assunto é mercado alimentício, uma estratégia consagrada das
marcas consiste em criar os seus mascotes. Personagens que tentarão se comunicar diretamente com os consumidores. Esses personagens, carismáticos ou divertidos, acabam ficando tão famosos quanto as marcas. A empresa
99designs, o maior mercado online do mundo para designers e que usa um modelo de crowdsourcing, resolveu analisar a história e origem de alguns desses mascotes mundialmente conhecidos.
Confira com exclusividade em EXAME.com, na galeria de imagens, a história de seis grandes marcas e seus personagens.
-
2. 1. McDonalds
zoom_out_map
2/8 (Getty Images / Allison Shelley)
Personagem: Ronald McDonald. História: Ronald foi criado em 1963 e apareceu como merchandising no programa do ator Willard Scott, que interpretava o palhaço Bozo. Ronald era apresentado como o "Hamburger-Happy Clown".
-
3. 2. KFC
zoom_out_map
3/8 (Reprodução)
Personagem: Coronel Sanders
História: A rede de fast food
Kentucky Fried Chicken’s se baseou em um homem de verdade. O coronel Harland David Sanders, do Tennessee, foi o fundador da empresa. Ele começou a vender frango frito na beira da estrada durante a Grande Depressão, no fim dos anos 1920.
-
4. 3. Kelloggs
zoom_out_map
4/8 (Reprodução)
Personagem: Tony, the Tiger História: Quem criou o famoso tigre do cereal matinal foi a agência Leo Burnett, em 1951. Ele competiu com um canguru chamado Katy, um gnu chamado Newt e um elefante chamado Elmo. Tony e Katy ganharam e estrelaram algumas embalagens, mas apenas Tony resistiu ao tempo.
-
5. 4. Quaker
zoom_out_map
5/8 (Reprodução)
Personagem: Quaker Man História: o senhor das caixas de aveia Quaker é um mistério. A companhia diz que é um senhor qualquer vestido com a tradicional roupa Quaker. Ele também é um dos mascotes mais antigos do mundo da publicidade, com mais de 130 anos de existência.
-
6. 5. Cheetos
zoom_out_map
6/8 (Reprodução)
Personagem: Chester, the Cheetah História: Chester é uma cheetah (guepardo). Ele foi criado nos anos 1950 como um gato "cool" com um sotaque britânico.
-
7. 6. Kool Aid
zoom_out_map
7/8 (Reprodução)
Personagem: Kool Aid Man História: O homem-jarra-de-suco foi criado em 1954 por Marvin Plotts, que se inspirou no desenho que seu filho tinha feito com o dedo em uma janela embaçada. Ele ficou tão famoso que apareceu no desenho Os Simpsons e até em uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York.
-
8. Agora veja como ficariam os logos criados por grandes pintores
zoom_out_map
8/8 (Divulgação)