Exame Logo

10 notícias de Marketing que você não pode deixar de ver

Da briga dos milk shakes entre Bob's e McDonald's até a "carreira" de Neymar na música: confira as principais notícias da semana em Marketing

Post no Facebook do Bob's: briga pelo milk shake de Ovomaltine foi uma das notícias da semana (Reprodução / Facebook)

Guilherme Dearo

Publicado em 17 de setembro de 2016 às 07h00.

São Paulo - Confira, a seguir, as principais notícias de marketing e publicidade na semana:

Guerra do milk shake - O Bob's viu o seu famoso milk shake de Ovomaltine ir parar nas mãos do rival McDonald's. Mas a marca não deixou por menos e resolveu fazer uma provocação nas redes sociais. Claro que a "briga" fez sucesso. Logo, eram várias marcas (algumas que nem de fast food são) fazendo piadas com o milk shake e entrando na brincadeira.

Mais provocação - Outra marca que resolveu provocar os rivais com bom humor foi o Habib's, que lançou novo comercial e, mais uma vez, fez referências aos mascotes de McDonald's e Burger King.

Força-tarefa - Na Alemanha, gigantes como Google, Unilever, P&G e Washington Post se uniram para formar uma coalizão que pretende mudar as regras do jogo no mundo da publicidade digital. A ideia é "combater" os ad blockers ao criar um padrão de qualidade para os anúncios, deixando-os mais "amigáveis".

Como pedir dinheiro - O caso de crowdfunding da fracassada hamburgueria Zebeléo mostra como é preciso pensar em uma boa estratégia de marketing na hora de sair por aí pedindo o dinheiro alheio. Essas dicas poderão ajudar o seu próximo empreendimento.

Mais um comercial - O menino Neymar aparece em vídeo suspeito, pouco à vontade, com boa iluminação e cantando desafinado. Carreira musical? Claro que era só um viral. Na verdade, mais um comercial. Dessa vez, para o chocolate Snickers.

Basquete - A C&A lançou uma nova coleção de camisetas, regatas e bermudas em parceria com a NBA, a liga americana de basquete. Os produtos licenciados trazem times como Chicago Bulls, Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers.

Mimando o pet - A companhia aérea Azul vai distribuir comida de graça aos animais que embarcarem em voos domésticos em 14 aeroportos no Brasil (acompanhados de seus donos, claro). A parceria é com as marcas Pedigree e Whiskas.

Gorda? - Uma nova campanha da C&A gerou (mais uma) polêmica. Dessa vez, com uma modelo (considerada "plus size") que aparece na campanha como "gorda". A questão é que, para muita gente, ela não era gorda - e a marca estava promovendo mais um preconceito - em vez de combatê-lo.

Nintendo nos pés - Depois dos EUA, chega ao Brasil a coleção da Vans com temas de games Nintendo, como Super Mario e Donkey Kong. Em versões para crianças e adultos, os tênis custarão cerca de 400 reais.

Poder de escolha - A nova campanha da marca de cosméticos "quem disse, berenice?" fala da liberdade de escolha da mulher. Questões que vão desde querer ter filhos até fazer ou não uma tatuagem são abordadas na nova ação na marca.

São Paulo - Uma visita ao Japão pode ser bem surpreendente quando falamos de novos sabores. Por lá, diversas marcas lançam sabores únicos, somente para o mercado japonês. Difícil imaginar sucesso fora dele.  Basta entram em um konbini (as lojas de conveniência locais) para encontrar ideias bem malucas nas prateleiras. Confira, nas imagens, 6 exemplos de marcas com seus diversos sabores curiosos.
  • 2. 1. Kit Kat de Wasabi

    2 /8(Reprodução)

  • Veja também

    O Kit Kat é uma febre no Japão. Sua pronúncia plural, que parece "kitto katsu" (algo como "você certamente vencerá" em japonês), fez o chocolate virar sinônimo de sorte. Não à toa, ele é popular entre estudantes se preparando para exames. Inclusive, entregar alguns Kit Kats para uma pessoa querida é uma maneira de desejar boa sorte.  Por lá, são mais de 200 sabores, um mais estranho e ousado que o outro. Um deles é de wasabi, a pasta à base da raiz de wasabi usada na culinária. Outro sabor bem curioso do Kit Kat no Japão é o de batata-doce assada. Inclusive, recomendam colocar o doce na frigideira brevemente para deixá-lo ainda mais saboroso. Outros bem curiosos: melão salgado, vinagre de limão, chá verde, saquê, feijão e chilli.
  • 3. 2. Oreo de chá verde

    3 /8(Reprodução)

  • Desde março, o mercado japonês conta com a bolacha Oreo sabor matcha (chá verde). O recheio, claro, é verde.
  • 4. 3. Pepsi de pepino

    4 /8(Reprodução)

    A Pepsi conta com versões bem estranhas no Japão: pepino gelado, iogurte, shiso (perila), azuki (um tipo de feijão) e até baobá.
  • 5. 4. Frappuccino de flores

    5 /8(Reprodução)

    O Starbucks do Japão criou lattes e frappuccinos de sakura, a flor das cerejeiras. As sakuras são bem emblemáticas para a cultura local.  Outros sabores estranhos incluem os frappuccinos de melão.
  • 6. 5. Doritos de alga

    6 /8(Reprodução)

    Assim como o Kit Kat, o Doritos japonês conta com dezenas de sabores bem curiosos. Eis alguns exemplos: alga, sopa de milho, anchovas, maionese de camarão, sukiyaki, salada Caesar, wasabi, salame, caramelo e maionese teriyaki.
  • 7. 6. Cheetos de Pepsi

    7 /8(Reprodução)

    Outro salgadinho famoso, o Cheetos, conta com sabores bem estranhos por lá. Eis a lista: chocolate, morango, shoyu, x-burger, maionese de ovas de peixe, salada de abacate, entre outros.  Ainda há um encontro de mundos: salgadinhos e refrigerantes. Há Cheetos de Pepsi e até de Mountain Dew.
  • 8. Agora confira os anúncios proibidos pelo Google

    8 /8(Matias Nieto/Cover/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAtletasAviaçãoAzulBob'sC&ACelebridadesComérciocompanhias-aereasEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEsportesFast fashionFast foodFranquiasFutebolGamesGoogleHabib'sIndústria de roupasJogadores de futebolMarketing na semanamarketing-digitalMcDonald'sNeymarNintendoPedigreeRestaurantesTecnologia da informaçãoVarejoWhiskas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame