Invest

Após instabilidade no sistema da Gol, consumidores reclamam de atendimento

Dificuldades afetam serviços de check-in online, compra de bagagens e de preferência para escolher o assento; clientes reclamam nas redes

Gol: site e aplicativo da companhia ficaram fora do ar nesta sexta-feira (Germano Lüders/Exame)

Gol: site e aplicativo da companhia ficaram fora do ar nesta sexta-feira (Germano Lüders/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 17 de setembro de 2021 às 18h43.

Última atualização em 17 de setembro de 2021 às 18h53.

Quem liga para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Gol Linhas Aéreas é recebido com uma mensagem gravada que pede que os clientes com viagem agendada para as próximas 48 horas cheguem ao aeroporto com 3 horas de antecedência para fazer o check-in direto no balcão. Isto porque o site e o aplicativo da Gol Linhas Aéreas operam com instabilidade. Entre os serviços prejudicados estão check-in on-line, compra de bagagens e gestão das viagens.

Não se sabe ao certo quando os problemas começaram. Em uma postagem nas redes sociais, na segunda-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já informava monitorar instabilidades nos canais de comunicação da Gol por processo de fiscalização e investigação. As ações teriam sido intensificadas depois que começaram a afetar os serviços de atendimento ao cliente. Os relatos de consumidores se multiplicam nas redes sociais nesta sexta-feira.

Se a passagem tiver sido compra por agência de viagens ou pelo serviço de pontos da Gol, o Smiles, a orientação da aérea é contatar diretamente a empresa encarregada pela viagem.

A Gol Linhas Aéreas afirmou, na tarde desta sexta-feira, que os serviços já foram normalizados e que o atendimento aos clientes deve voltar à normalidade em breve. A empresa afirma que clientes que tiveram dificuldade em acessar informações não serão penalizados.

Em nota, a Gol diz ainda que as instabilidades se devem à recentes alterações e aperfeiçoamentos nas plataformas da empresa, mas não esclarece o período de tempo em que os serviços estiveram prejudicados.

A dificuldade em acessar os serviços da Gol Linhas Aéreas pela internet levaram passageiros a criticar a celeridade do atendimento em redes sociais.

“Aplicativo não funciona, site não faz login. E quando coloco para redefinir senha o e-mail não chega. Aí tem de ligar para o 0300 e ficar horas no telefone. Antes o app era ruim, agora nem login consigo fazer”, afirma Gabriel Bezerra, em publicação feita nesta sexta-feira.

Pedro Goulart, outro passageiro que teve dificuldade de contatar a empresa, relata que está com uma viagem marcada e não consegue acessar os serviços de compra de assentos marcados e de bagagem. Ele ainda diz tentar resolver um imbróglio de passagem alterada pelo site e pelo aplicativo, mas sem sucesso.

“O casal planejando comemorar o aniversário de casamento e já tem estresse antes mesmo de começar a viagem por conta do péssimo, péssimo não, zero atendimento da @VoeGOLoficial. Parece que os clientes, que pagam pelo serviço, é que precisam implorar”, queixa-se Goulart.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:Atendimento a clientesGol Linhas Aéreas

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio