Invest

3,5 milhões enviaram a declaração do imposto de renda 2021

A Receita Federal informou que o sistema de recepção de declarações funciona 20 horas por dia

IR 2021: prazo para enviar a declaração encerra no dia 30 de abril (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

IR 2021: prazo para enviar a declaração encerra no dia 30 de abril (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 10 de março de 2021 às 12h49.

Última atualização em 10 de março de 2021 às 13h04.

A Receita Federal divulgou que recebeu 3.437.487 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020, até às 11h desta quarta-feira, 10. A expectativa é que sejam enviadas 32 milhões de declarações até o dia 30 de abril. 

A Receita informou ainda que o sistema de recepção de declarações funciona 20 horas por dia, estando indisponível somente entre 1 e 5 horas da manhã. 

Você tem dúvidas na hora de declarar o imposto de renda? Acesse a série gratuita Seu Guia do Imposto de Renda EXAME e aprenda a declarar de forma rápida

Quem recebeu rendimentos tributáveis iguais ou superiores a 28.559,70 reais no ano passado é obrigado a declarar, entre outros contribuintes. Quem caiu na malha fina deve declarar normalmente.

Quanto mais cedo o contribuinte enviar as informações à Receita Federal, maiores são as chances de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes. A Receita vai pagar a restituição do IR 2021 em cinco lotes, entre 31 de maio e 30 de setembro. 

Idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição no primeiro lote, em maio. Os demais contribuintes que quiserem receber o dinheiro já no segundo lote, em junho, devem correr para entregar a declaração nos primeiros dias. Já quem deixar para prestar as contas na última semana, perto de 30 de abril, será em setembro. 

Como enviar a declaração do IR 2021

Para preencher e enviar a declaração, o primeiro passo é reunir todos os comprovantes e documentos necessários, como o informe de rendimentos do empregador, o informe de rendimento dos bancos e o comprovante de rendimento ou pagamento de aluguéis. 

O segundo passo é acessar o site da Receita Federal e fazer o download do programa gerador. Com o programa instalado, você deve escolher entre importar dados da declaração do ano anterior ou preencher uma do zero. Se já declarou imposto de renda, é melhor usar como base a declaração do ano anterior e fazer uma lista das mudanças necessárias.

Em seguida, você deve escolher o tipo de declaração que vai fazer. Escolha a opção “Declaração de Ajuste Anual” e inclua seu nome e CPF.

As etapas de preenchimento da declaração são divididas em fichas, exibidas na barra esquerda do programa. Você pode preencher todas as fichas nas telas seguintes para, somente no final, escolher entre os modelos simplificado ou completo.

Veja abaixo as principais notícias sobre IR 2021

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2021receita-federal

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio