Ibovespa cai de novo e tem maior sequência negativa da história
Investidores repercutiram ata da última decisão do Fed, que sinalizou novas altas de juros nos EUA
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 10h39.
Última atualização em 17 de agosto de 2023 às 08h02.
Depois de subir na maior parte do dia, o Ibovespa virou para a queda no final do pregão, acompanhando a piora das bolsas americanas. O principal índice da B3 caiu 0,5%, aos 115.592 pontos, atingindo uma sequência de 12 quedas consecutivas.É algo inédito desde a criação do índice, em 1968, segundo dados da Economatica.
Ibovespa hoje
- IBOV: - 0,50%, aos 115.592 pontos
A virada da bolsa veio após a divulgação da ata da última decisão de juros do comitê de política monetária do Federal Reserve, o Fomc. O documento era altamente esperado em busca de pistas sobre a continuidade ou fim do ciclo de alta de juros nos Estados Unidos, após o Fomc ter voltado a elevar os juros na decisão anterior. Sua taxa atualmente está entre 5,25% e 5,5%.
A ata mostrou que o Fomc pode continuar a subir os juros. “A maioria dos participantes continuou a ver riscos significativos de alta para a inflação, o que pode exigir mais aperto da política monetária", diz o documento. Entre os motivos, estão a inflação "ainda bem acima da meta de longo prazo do comitê" e o desemprego ainda baixo. Após a divulgação do documento, as bolsas americanas aprofundaram o tom negativo.
- Dow Jones (EUA): - 0,52%
- S&P 500 (EUA) : - 0,76%
- Nasdaq (EUA): - 1,15%
Nem mesmo as ações da Petrobras ( PETR4 ) conseguiram segurar o Ibovespa. As ações da estatal, com participação relevante no índice, avançaram quase 3% nesta quarta, reagindo ao reajuste de preços dos combustíveis de ontem e às declarações do presidente Jean Paul Prates nesta manhã.
Em audiência no Senado, o presidente defendeu o aumento no valor da gasolina e do diesel. "O presidente Lula nunca prometeu que não haveria aumento de combustível no País", afirmou.
Prates disse ainda que não há nenhuma negociação de passivo da Petrobras no Carf. O executivo chamou de "especulação" a notícia de que a companhia estaria negociando com o Ministério da Fazenda para o pagamento de um passivo que poderia render até R$ 30 bilhões aos cofres da União a partir das novas regras do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
A notícia vinha incomodando o mercado, e a negativa ajuda as ações a subir, registrando dois dias seguidos de alta. No último pregão, os papéis subiram até 0,7%, com investidores repercutindo positivamente o reajuste de preços dos combustíveis.
Maiores altas do Ibovespa
- IRBR3: + 11,86%
- MGLU3: + 7,22%
- VIIA3: + 5,92%
Maiores quedas do Ibovespa
- NTCO3: - 8,90%
- HAPV3: - 5,78%
- ALPA4: - 4,98%
Que horas fecha a bolsa de valores?
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.
Veja também