Invest

Emprego nos EUA e indústria no Brasil: o que move os mercados nesta terça-feira

Enquanto isso, o Comitê de Política Monetária inicia reunião de dois dias, em paralelo ao Federal Reserve

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de dezembro de 2025 às 06h00.

Os agentes do mercado financeiro acompanham nesta terça-feira, 9, uma agenda carregada de indicadores nacionais. Entre os dados locais, ganham destaque o IPC da Fipe, o IGP-M 1ª prévia, a Pesquisa Industrial Mensal Regional do IBGE e os indicadores industriais da CNI, que ajudam a medir o ritmo da atividade econômica e a pressão dos preços no início de dezembro.

Na véspera, o Ibovespa recuperou apenas uma fração da forte queda registrada na sexta-feira. Investidores seguem acompanhando os desdobramentos da corrida eleitoral para 2026, que trouxe volatilidade ao mercado. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), após anunciar e recuar sobre sua candidatura, voltou atrás mais uma vez e agora afirma que sua decisão é definitiva. “É irreversível. Minha candidatura não está à venda”, declarou à Folha de S.Paulo. O parlamentar também afirmou que o seu sobrenome representa vantagem na disputa interna com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), até então visto como o nome mais competitivo do campo bolsonarista.

Reunião Copom

Enquanto isso, o Comitê de Política Monetária (Copom) inicia reunião de dois dias, em paralelo ao Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). No Brasil, a expectativa predominante é de manutenção da taxa básica em 15% ao ano, o que indicaria continuidade do aperto financeiro. Nos Estados Unidos, as apostas majoritárias apontam para um corte de 0,25 ponto percentual, decisão que pode mexer com fluxos globais, câmbio e apetite por risco.

A agenda americana também inclui a divulgação do relatório Jolts referente a outubro. O indicador, que mede o número de vagas abertas, é acompanhado de perto pelo Federal Reserve para monitorar a pressão do mercado de trabalho sobre a inflação. O consenso prevê 7,2 milhões de vagas, dado que deve ajudar a calibrar as expectativas para os próximos passos da política monetária nos EUA.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoEstados Unidos (EUA)Flávio BolsonaroEleições 2026Empregos

Mais de Invest

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner