Vale: escolha de Pimenta encerra um período de meses de indefinição a respeito da sucessão na mineradora (Washington Alves/Reuters)
Editora de Finanças
Publicado em 26 de agosto de 2024 às 23h05.
Última atualização em 27 de agosto de 2024 às 07h31.
A Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira, 26, que escolheu Gustavo Pimenta como próximo presidente da empresa. O executivo foi eleito pelo Conselho de Administração, de forma unânime. Pimenta, que é vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da companhia, irá substituir Eduardo Bartolomeo.
A escolha de Pimenta encerra um período de meses de indefinição a respeito da sucessão na mineradora. Segundo o fato relevante, a escolha foi realizada foi por meio de "rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional, em conformidade com o estatuto social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis."
O novo CEO da Vale é um executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração.
Em 2021, assumiu a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale. Ele também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização. A
Antes de juntar-se à Vale, Pimenta foi executivo da AES por 12 anos, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de planejamento e estratégia e vice-presidente de performance e serviços da empresa. Também atuou como vice-presidente de estratégia e M&A no Citigroup em Nova York. O executivo é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.