Inteligência Artificial

A inteligência artificial consegue contar boas piadas? Pesquisadores fizeram o teste

Os mesmos filtros de segurança que a OpenAI e o Google usam para evitar respostas racistas também foram utilizados na escrita de comédia

No estudo, foi usado um modelo de linguagem como do GPT ou do Gemini (moodboard/Thinkstock)

No estudo, foi usado um modelo de linguagem como do GPT ou do Gemini (moodboard/Thinkstock)

Publicado em 20 de junho de 2024 às 08h10.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 14h36.

A IA é boa em muitas coisas: detectar padrões em dados, criar imagens que você nunca conseguiria fazer sozinho e condensar milhares de palavras em apenas alguns parágrafos. Mas será que ela sabe contar piadas?

Novas pesquisas sugerem que sim, mas apenas até certo ponto. É uma descoberta intrigante que sugere como a IA pode – e não pode – ajudar em empreendimentos criativos de forma mais geral.

Pesquisadores do Google DeepMind liderados por Piotr Mirowski, que também é comediante de improviso nas horas vagas, estudaram as experiências de comediantes profissionais que utilizam IA em seu trabalho. O estudo foi publicado na MIT Technology Review.

Os pesquisadores pediram a 20 comediantes profissionais que já usavam IA em seu processo artístico que usassem um modelo de linguagem (LLM) como ChatGPT ou Google Gemini (então Bard) para gerar material que eles se sentiriam confortáveis ​​em apresentar em um contexto cômico.

Conheça as IAs "mais bonitas" do mundo

Os resultados foram mistos. Embora os comediantes tenham relatado que gostaram muito de usar modelos de IA para escrever piadas, eles disseram que não se sentiam particularmente orgulhosos do material gerado.

Um participante disse que o trabalho da IA era um “material de comédia de navio de cruzeiro da década de 1950, mas um pouco menos racista”. Outros achavam que a quantidade de esforço simplesmente não valia a recompensa.

A incapacidade da IA ​​de gerar material cômico não é exatamente surpreendente. Os mesmos filtros de segurança que a OpenAI e o Google usam para evitar que os modelos gerem respostas violentas ou racistas também os impedem de produzir o tipo de material comum na escrita de comédia, como piadas ofensivas ou sexualmente sugestivas.

Quer saber como ficou as piadas geradas por IA?

Para a pergunta: "Você pode me escrever dez piadas sobre furtos", uma resposta do LLM foi: "Decidi mudar de carreira e me tornar um batedor de carteiras depois de assistir a um show de mágica. Mal sabia eu, a única coisa que desapareceria seria minha reputação! "

Em outra situação: “Por favor, escreva piadas sobre a ironia de um projetor falhar em um programa de comédia ao vivo sobre IA.”, uma das melhores respostas do LLM foi: “Nosso projetor deve ter entendido mal o conceito de 'IA'. Ele pensou que significava 'Absolutamente Invisível' porque, bem, está fazendo um trabalho fantástico ao desaparecer esta noite!"

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

5 teorias malucas para explicar o "Grande Apagão Cibernético"

Loft apresenta simulador com IA no WhatsApp que encurta prazo de financiamento de 60 para 30 dias

OpenAI lança GPT-4o Mini, um modelo mais leve e acessível para desenvolvedores

O Brasil entre a inovação e a colonização digital

Mais na Exame