Toncoin está ligada ao Telegram (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)
Repórter do Future of Money
Publicado em 14 de agosto de 2024 às 18h31.
A criptomoeda Toncoin foi um dos destaques do mercado cripto nesta quarta-feira, 14, liderando as altas entre as 100 maiores moedas digitais do mundo. O ativo iniciou nos últimos dias mais um forte movimento de alta, seguindo uma tendência de valorização significativa em 2024 apoiada principalmente na sua ligação com o Telegram.
Dados da plataforma CoinGecko apontam que, nas últimas 24 horas, o ativo acumula alta de 7,2%, com a segunda maior valorização no período em todo o mercado e cotado a US$ 6,95. Já nos últimos sete dias, a alta é maior, de 29,7%, com o quinto maior movimento de alta no segmento.
Para analistas, a alta observada nesta quarta-feira está ligada a duas novidades importantes para a Toncoin. A primeira foi o anúncio da corretora de criptomoedas Binance, a maior do mundo, de que ela pretende listar o ativo a partir da próxima quinta-feira, 15.
Em geral, as listagens na Binance são bem-recebidas no mercado por simbolizarem uma abertura potencial a novos investidores, aumentando a demanda pela criptomoeda. Será preciso, porém, observar se o lançamento efetivamente resultará em mais investidores, o que pode influenciar possíveis altas ou quedas.
Também nesta semana, dois ex-executivos da Fundação TON, responsável pelo ativo, anunciada a criação da TON Ventures, uma empresa de capital de risco que pretende investir principalmente no desenvolvimento de projetos ligados à Toncoin, fomentando seu ecossistema.
A empresa foi lançada com um capital inicial para investimentos de US$ 40 milhões. O foco inicial será em projetos de jogos que usam o blockchain Ton, incluindo a Notcoin, uma das sensações do mercado neste ano e que subiu mais de 3% nesta quarta-feira após o anúncio, também entre as maiores valorizações do dia.
A alta da Toncoin tem se estendido por 2024, mesmo com quedas pontuais, e a criptomoeda já é a nona maior do mercado. O movimento ocorre devido à ligação com o Telegram, que escolheu o Ton como seu blockchain oficial, integrando diversos projetos à rede.
A Toncoin é a criptomoeda nativa do blockchain Ton, sendo usada para o pagamento de taxas de operações na rede. O próprio projeto possui uma história mais antiga com o Telegram. A Ton Network teve início em 2018 como uma iniciativa interna do Telegram de criar um blockchain próprio.
De acordo com o Telegram, a rede será integrada à interface de usuários do aplicativo. Atualmente, a carteira digital do Ton já está disponível de forma independente no aplicativo, com 3 milhões de usuários. Agora, todos os 800 milhões de usuários do Telegram poderão adotá-la.