Sam Altman é o atual CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT (Chona Kasinger/Bloomberg/Getty Images)
Repórter do Future of Money
Publicado em 9 de outubro de 2023 às 14h14.
Última atualização em 9 de outubro de 2023 às 15h29.
Sam Altman, CEO da empresa responsável pelo ChatGPT, elogiou recentemente o bitcoin e destacou o potencial da criptomoeda. O executivo da OpenAI falou sobre o tema durante uma entrevista no podcast do comediante Joe Rogan, em que também criticou a postura dos reguladores dos Estados Unidos.
Ao ser questionado sobre o bitcoin, Altman afirmou que a criptomoeda representa um "avanço de tecnologia significativo". Na visão dele, o projeto seria um passo "na direção para a criação de uma moeda global", que seria uma forma importante para evitar interferências e controles de entidades governamentais.
O dono do ChatGPT disse que está "entusiasmado" com o bitcoin: "a ideia de que teríamos uma moeda global, que estaria fora do controle de qualquer governo, é um passo super lógico e importante". Ao mesmo tempo, Altman deixou em aberto a necessidade do bitcoin cumprir essa função.
Ainda sobre a criptomoeda, Altman aproveitou a entrevista para criticar o que ele chamou de "guerra" do governo dos Estados Unidos contra as criptomoedas. Na visão dele, o país estaria tentando "controlar" o bitcoin e não parece estar disposto a desistir dessa posição.
"Estou desapontado com o que o governo dos Estados Unidos fez recentemente. A guerra contra as criptomoedas, e eu acho que é uma guerra, envolve uma postura de 'não podemos desistir disso, vamos controlar'. Isso me deixa muito triste em relação ao país", declarou Altman.
Outro tema abordado pelo CEO da OpenAI foi o surgimento das chamadas moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês), caso do Drex no Brasil. Apesar da popularidade dessas iniciativas, Altman criticou a ideia e compartilhou sua preocupação sobre o tema.
O executivo afirmou que está "muito preocupado com o quão longe um estado de vigilância pode ir" com o lançamento dessas CBDCs. Na visão de Altman, as moedas digitais poderiam ser usadas para ampliar o controle e vigilância estatais em relação à população.
Por isso, o dono do ChatGPT disse que é "super contra" o avanço e implementação desses projetos. Por outro lado, Altman não foi questionado no podcast sobre as críticas que o seu próprio projeto de criptomoeda, a Worldcoin, sofreu nas semanas após o seu lançamento.
A iniciativa quer criar um sistema de identidade única global a partir do escaneamento da íris de usuários. Em troca, eles recebem um valor em WLD, criptomoeda da iniciativa. Entretanto, o projeto recebeu diversas críticas ao redor do mundo, em especial devido a preocupações sobre privacidade e segurança de dados.
Sobre o assunto, Altman afirmou em ocasiões anteriores que possui apenas um "papel limitado" na iniciativa, atuando como investidor e consultor.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok