Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Pump.fun vs LetsBonk: guerra no mundo das criptomoedas meme se intensifica com vai e volta

Plataformas de criação de memecoins têm disputado a liderança no segmento ao longo das últimas semanas, sem um vencedor claro

Criptomoedas meme: plataformas disputam liderança do segmento (NurPhoto/Getty Images)

Criptomoedas meme: plataformas disputam liderança do segmento (NurPhoto/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 11h21.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

O segmento de criptomoedas meme enfrenta uma das suas maiores disputas, com duas plataformas de criação desses ativos competindo pela liderança do mercado. Após meses de hegemonia, a Pump.fun ganhou em julho um novo adversário: a LetsBonk. E as duas seguem se alternando na disputa pela primeira posição em termos de fatia de mercado.

As duas plataformas são baseadas no blockchain Solana. Lançada em janeiro de 2024, a Pump.fun rapidamente se consolidou como a líder do segmento por permitir a criação de memecoins de forma rápida e simples, com o processo demorando poucos minutos e, até, segundos. Desde então, ela ficou mais de um ano sem enfrentar grandes concorrentes.

O cenário mudou recentemente, com o lançamento da LetsBonk. A plataforma oferece a mesma velocidade e a simplicidade da Pump.fun, mas trouxe como novidade uma ligação próxima com uma criptomoeda meme consolidada no mercado: a Bonk. A relação entre os dois projetos tem impulsionado o preço do ativo e atraído usuários e projetos para a plataforma.

O sucesso inicial da LetsBonk acabou ofuscando o lançamento da criptomoeda própria da Pump.fun, que mesmo assim foi uma das maiores registradas no mercado nos últimos anos. Desde então, os dois projetos têm competido pela liderança do setor e pelo crescimento das suas fatias de mercado no ecossistema da Solana, um dos maiores do mundo cripto.

Novo capítulo da disputa

A última novidade na disputa ocorreu no último domingo, 17, quando a Pump.fun viu a sua fatia de mercado saltar de 5% há duas semanas para mais de 90%. O movimento ocorreu às custas da fatia de mercado da LetsBonk, que despencou de 80% para 3% em poucos dias.

Recentemente, foi divulgado que a Pump.fun planeja lançar um programa de distribuição de receita para investidores que compraram sua criptomoeda. A medida pode ter ajudado a recuperar usuários e atividade. Em resposta, a LetsBonk também lançou um plano de distribuição de "bônus" para os usuários.

As fatias de mercado dos projetos são avaliadas a partir do número de tokens criados em um determinado período de tempo, uma métrica que permite acompanhar com mais exatidão o grau de atividade nos projetos e o quanto eles têm conseguido atrair novos usuários.

Outras métricas indicam que o número de transações e as carteiras digitais integradas à LetsBonk também despencaram nos últimos dias. Na prática, o episódio é mais um na gangorra envolvendo as duas plataformas, com mudanças bruscas na posição dos projetos.

A disputa intensa é uma novidade no mercado de criptomoedas meme, mas a volatilidade e velocidade de mudanças já é uma característica antiga do segmento, por mais que geralmente impacte os preços dos ativos. Enquanto isso, a concorrência ajuda a aquecer a atividade na Solana, beneficiando o blockchain.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosBlockchain

Mais de Future of Money

'Bolha das Treasury Companies' já estourou, diz gestora

Solana é a escolhida da bilionária brasileira mais jovem do mundo

Não vai existir mercado de câmbio no futuro sem stablecoins, diz CEO do Braza Bank

Institucionalização vai reduzir volatilidade das maiores criptomoedas, diz executiva da Binance