Future of Money

Empresas tradicionais estão "engolindo" cripto, diz criador do blockchain Cardano

Charles Hoskinson afirma que centralização está aumentando no ecossistema de criptoativos, gerando riscos para o setor

Empresas tradicionais têm se interessado cada vez mais por criptomoedas (Reprodução/Reprodução)

Empresas tradicionais têm se interessado cada vez mais por criptomoedas (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 17h48.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2024 às 18h38.

Charles Hoskinson, um dos criadores do blockchain Cardano, compartilhou nesta semana uma opinião polêmica sobre o ecossistema de criptoativos. Em um vídeo publicado na última segunda-feira, 12, ele disse que as empresas tradicionais estão "engolindo" o setor.

Na visão do desenvolvedor, as empresas tradicionais estão conseguindo se "infiltrar" no ecossistema, mas isso pode resultar no surgimento de novos riscos para o segmento e alterar alguns de seus "princípios fundamentais", em especial sua característica de descentralização.

Nesse sentido, Hoskinson acredita que a crescente influência das empresas no ambiente pode gerar um impacto significativo no desenvolvimento de projetos. Ele cita como exemplo decisões em torno de redes blockchain, que podem começar a levar em conta os impactos nos projetos de empresas antes de tomarem decisões.

O criador da Cardano criticou em especial o lançamento de ETFs de bitcoin nos Estados Unidos neste ano e a dominância das empresas Tether e Circle no segmento de stablecoins, criptomoedas pareadas a outros ativos, destacando ainda possíveis riscos regulatórios em torno desse tipo de moeda digital.

Hoskinson ressaltou que, com os ETFs, grandes gestoras como a BlackRock e a Fidelity passaram a acumular "quantidades significativas" de bitcoin, o que pode aumentar a centralização no projeto e colocar muito poder em poucas instituições, reduzindo o incentivo para inovação.

Apesar das críticas de Hoskinson, a entrada de mais empresas tradicionais no mercado de criptomoedas é vista por outros especialistas como um passo importante para garantir uma adesão em massa tanto dos ativos quanto da tecnologia blockchain, garantindo a viabilidade comercial, o crescimento e a sustentabilidade do mercado cripto.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bitcoin a US$ 200 mil e recordes de Ethereum e Solana: as previsões de gestora para 2025

O futuro da tokenização: como tokens de agentes de IA já valem bilhões de dólares

Drex: oportunidades e desafios para as empresas brasileiras

Como 2024 se tornou o ano do bitcoin?