Future of Money

Criptomoeda dogecoin dispara após símbolo aparecer em perfil de Elon Musk no Twitter

Ação do bilionário estimulou rumores de que ativo poderia ser utilizado como moeda oficial da rede social, que embarca em nova fase com o nome "X"

Dogecoin é a maior criptomoeda meme do mercado (Yuriko Nakao/Getty Images)

Dogecoin é a maior criptomoeda meme do mercado (Yuriko Nakao/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 25 de julho de 2023 às 14h12.

O dogecoin está entre as maiores altas do mercado de criptomoedas desta terça-feira, 25, impulsionado pela euforia de investidores em meio às especulações sobre uma possível adoção do ativo como moeda oficial do Twitter. Os rumores sobre o assunto voltaram a ganhar força após Elon Musk mudar o nome da empresa controladora da rede social para "X" e, em seguida, incluir o símbolo do dogecoin nas informações do seu perfil.

Dados da plataforma CoinGecko apontam que, nas últimas 24 horas, o dogecoin acumula uma valorização de 8,3%, com o segundo maior ganho entre as 100 maiores criptos do mundo. Atualmente, ele está cotado a US$ US$ 0,0805, e chegou a ter um ganho ainda maior, de 10%, durante a noite e madrugada entre esta terça-feira e a segunda-feira, 24.

O movimento começou logo após usuários notaram uma alteração na descrição do perfil de Elon Musk no Twitter. Na informação de localização do usuário, o bilionário incluiu o "X", nome da nova empresa, e também um "Ð". O detalhe chamou a atenção por ser o símbolo do dogecoin, que foi lançado em 2013 e é considerado uma criptomoeda meme, sem valor intrínseco mas que atrai investidores pela associação com um meme.

Elon Musk Dogecoin

Símbolo do dogecoin apareceu no perfil de Elon Musk (Twitter/Reprodução)

Assim como em outras ocasiões, Musk não se pronunciou sobre a mudança. O executivo já é conhecido por sua relação com o dogecoin. O bilionário ficou famoso no mercado por gerar grandes variações no preço da criptomoeda simplesmente por citá-la, ou criticá-la, no Twitter. Alguns meses depois de adquirir a rede social, ele inclusive chegou a trocar o símbolo da rede pelo símbolo da criptomoeda.

Entretanto, as ações do bilionário também são criticadas. Atualmente, ele enfrenta um processo movido por investidores que o acusam de ter realizado manipulações intencionais de preço do dogecoin para lucrar com as movimentações dos investidores. Musk nega a acusação.

Perguntado sobre sua fixação com o dogecoin, Musk disse à Bloomberg que os responsáveis eram os funcionários das empresas controladas por ele: "quando andava pela fábrica da SpaceX ou da Tesla, eles me pediam para apoiar a dogecoin, então estou fazendo isso".

Dogecoin no Twitter?

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosElon MuskTwitter

Mais de Future of Money

Vitória de Trump aumenta demanda institucional por bitcoin, que negocia com prêmio na Coinbase

"Bitcoin não tem partido": perspectivas de crescimento e regulação com a vitória de Trump

Dogecoin dispara com vitória de Trump nos EUA: vale a pena investir em “memecoins”?

Após três máximas consecutivas em um dia, bitcoin vai continuar subindo? Especialista responde