Cachorro que inspirou criptomoeda meme Dogecoin está gravemente doente
Kabosu, da raça Shiba Inu, deu origem ao meme "doge", que anos depois inspiraria a criação de um dos criptoativos mais famosos do mundo
Cointelegraph Brasil
Publicado em 27 de dezembro de 2022 às 14h44.
Última atualização em 27 de dezembro de 2022 às 15h08.
Kabosu, a cadela Shiba Inu por trás do rosto da criptomoeda Dogecoin e o meme “doge”, está em uma “situação perigosa” em termos de saúde, de acordo com sua tutora.
Em uma postagem no Instagram feita na segunda-feira, 26, e que foi compartilhada no Twitter, Atsuko Satō, uma professora de jardim de infância japonesa e tutora de Kabosu, disse que a cadela resgatada estava em um estado “perigoso”, mas garantiu a seus seguidores que o animal vai ficar “absolutamente bem” e está “recebendo poder de todo o mundo” de apoiadores.
- Sabia que você pode investir em bitcoin, ether, Polkadot e muitas outras moedas digitais direto no app da Mynt? Comece com R$ 100 e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Clique aqui para abrir sua conta gratuitamente.
A notícia trouxe uma onda de manifestações de apoio nas redes sociais. Uma usuária do Twitter desejando a melhora da pet ofereceu-se para cobrir totalmente “quaisquer despesas necessárias para garantir que ela receba o melhor tratamento”.
O cocriador do Dogecoin, Billy Markus, pediu a seus 2 milhões de seguidores em um tuíte feito no mesmo dia que enviassem “[ amor ] e [ orações ] e boas vibrações” para Satō e Kabosu.
Satō não revelou quais complicações de saúde Kabosu está enfrentando, mas em um post anterior disse que Kabosu está doente desde a véspera de Natal, recusando-se a comer ou beber. Os cães da raça Shiba Inu têm uma expectativa média de vida entre 12 e 15 anos, e Kabosu comemorou seu 17º aniversário no início de 2022.
Uma foto de Kabosu do blog de Satō em 2010 inspirou o formato de meme viral “doge”. Eventualmente, a popularidade do meme provocou a criação em 2013 por Billy Markus e Jackson Palmer do que é considerado a primeira “moeda meme”, Dogecoin, que a dupla disse ter criado como uma piada.
Kabosu é uma figura popular no mundo das criptomoedas, e o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, chegou a visitar Kabosu e Satō em seu apartamento em Tóquio em 2018.
Dogecoin continua popular
Apesar de ter sido criado como uma piada, o Dogecoin continua extremamente popular no mundo das criptomoedas quase dez anos depois de ter sido lançado oficialmente. Ele é a oitava maior moeda em capitalização de mercado, com quase US$ 10,4 bilhões, de acordo com dados da CoinGecko.
O Dogecoin foi a segunda criptomoeda mais pesquisada no Google, atrás do bitcoin, com média de 5,85 milhões de pesquisas mensais em todo o mundo em 2022.
A aquisição do Twitter por Elon Musk deixou muitos usuários do Dogecoin esperançosos de que ele integraria o criptoativo na plataforma de mídia social, fazendo com que o preço aumentasse com as notícias. O bilionário é um defensor de longa data do Dogecoin e, a certa altura, antes de admitir que não seria viável, planejou cobrar dos usuários do Twitter 0,1 DOGE para postar na plataforma em uma tentativa de reduzir as postagens fraudulentas.
O Dogecoin deu origem a uma variedade de criptomoedas semelhantes com tema de cachorro, como Shiba Inu (SHIB), Dogelon Mars (ELON) e Floki (FLOKI), que foi inspirado no Shiba Inu de Musk, Floki.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok