Future of Money

Brasileiros seguem ansiosos com o rumo do mercado de criptomoedas, apontam dados

Expectativa com o preço do bitcoin e quais altcoins podem ser favorecidas em caso de alta são as preocupações exibidas pelos brasileiros que investem em cripto

 (FroYo_92/Getty Images)

(FroYo_92/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 1 de novembro de 2023 às 16h48.

Última atualização em 1 de novembro de 2023 às 17h02.

Entre os dias 24 e 30 de outubro, a expectativa média dos investidores brasileiros em relação ao futuro do mercado de criptomoedas cresceu 10%. No último dia 30 de outubro, 60,5% dos investidores de cripto no Brasil se mostraram ansiosos quanto às movimentações de preço. Os dados são do Emotional Climate Reports (ECR), ferramenta desenvolvida pela Delta Analytics e compartilhada com o Cointelegraph Brasil através da LatAm Intersect.

Com base nas notícias que mais chamaram a atenção dos investidores, é possível apontar que os brasileiros estão preocupados com o melhor momento de investir em bitcoin, e quais criptomoedass podem ser favorecidas pelo crescimento do bitcoin.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.

Diferente do crescimento progressivo da antecipação, a média dos investidores afetados pelo medo flutuou nos últimos sete dias. Os picos exibidos foram de 23% e 21,5%, nos dias 25 e 28 de outubro, respectivamente.

Na última quarta-feira, dia 25, uma suposta movimentação com o ETF de bitcoin proposto pela BlackRock foi a causa do medo crescente. Conforme noticiado pelo Cointelegraph, o iShares Bitcoin Trust desapareceu do Depository Trust and Clearing Corporation (DTCC), que atua como casa de compensação da Nasdaq. O movimento levantou a hipótese de que o ETF da BlackRock talvez não fosse aprovado em 2023.

Poucos momentos depois, porém, o iShares Bitcoin Trust reapareceu na lista do DTCC. Já no dia 28 de outubro, um relatório da empresa de segurança Hacken aumentou o medo entre investidores. O documento apontou que 85% dos golpes aplicados em aplicações descentralizadas no terceiro trimestre foram conduzidos em protocolos que não realizaram auditoria de segurança.

Outro movimento significativo nos sentimentos do mercado cripto brasileiro foi a surpresa dos investidores. Na média semanal, 23,6% dos brasileiros se mostravam surpresos no dia 24 de outubro e, ao final dos sete dias, o sentimento era exibido por apenas 14,4% dos investidores.

Seguindo as notícias, a queda na surpresa pode estar ligada à familiarização dos investidores com as disparadas nos preços exibidas por algumas criptomoedas.

Mais expectativa

O gráfico que mostra a movimentação diária nos sentimentos dos investidores brasileiros salienta ainda mais a dominância da expectativa. Embora tenha flutuado nos últimos sete dias, a presença mais baixa da expectativa no mercado cripto brasileiro foi de 55%, no dia 26 de outubro. Esse movimento também tem ligação com o episódio do ETF da BlackRock e a remoção do DTCC.

Entre os dias 28 e 30 de outubro, a expectativa esteve presente em mais de 70% dos investidores brasileiros duas vezes. O motivo, avaliando as notícias que mais foram buscadas pelos investidores, parece ser o mercado antecipando uma possível aprovação de um ETF de bitcoin nos Estados Unidos.

O medo, que chegou a habitar o imaginário de 25% dos investidores brasileiros no dia 26 de outubro, cedeu espaço ao longo da semana e só foi compartilhado por 9% do mercado no dia 30 de outubro.

Por fim, a surpresa dos investidores disparou entre os dias 29 e 30 de outubro. O movimento está ligado à valorização expressiva da Solana exibida na segunda-feira, que foi impulsionada pelo aumento da exposição dos investidores institucionais ao criptoativo, e pelo início do evento Breakpoint, focado no ecossistema Solana.

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Kamala Harris pode ser "muito mais receptiva" às criptomoedas que Biden, diz Mark Cuban

Presidente do Banco Central quer "superapp" de finanças integrado com inteligência artificial

Ferrari anuncia que vai aceitar pagamentos em criptomoedas na Europa

Worldcoin, projeto de Sam Altman, nega acusações de insider trading de criptomoeda própria

Mais na Exame