BlackRock solicita autorização na SEC para ETF de bitcoin nos EUA, apontam documentos
Maior gestora de ativos do mundo é otimista com criptomoedas e quer ofertar um fundo negociado em bolsa de bitcoin
Redação Exame
Publicado em 15 de junho de 2023 às 17h16.
Última atualização em 15 de junho de 2023 às 18h04.
Nesta quinta-feira, 15, a BlackRock solicitou a autorização para ofertar um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin nos Estados Unidos, conforme mostram documentos.
A BlackRock é a maior gestora de ativos do mundo, com mais de US$ 10 trilhões sob gestão. A empresa pretende usar a custódia da Coinbase para o ETF e os dados de mercado à vista da corretora para os preços.
- ClearSale no piloto do Real Digital: saiba como está o projeto da CBDC brasileira
- Mercado cripto deve focar no bitcoin após processos da SEC, diz investidor bilionário
- Oferta de bitcoin em corretoras tem o menor nível em quatro anos após processos da SEC
- Fed opta por não elevar juros em reunião e criptomoedas despencam
- Fundos de criptomoedas perdem R$ 2 bilhões em 8 semanas com cautela no mercado
- Mynt, do BTG Pactual, lança curso online gratuito sobre blockchain e criptomoedas
A BlackRock e a Coinbase já atuam como parceiras para oferecer o investimento em bitcoin aos clientes da BlackRock desde agosto de 2022.
Se aprovado, o ETF será o primeiro dos Estados Unidos de bitcoin à vista. Até o momento, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) não aprovou nenhum ETF de bitcoin à vista no país, mas aprovou alguns ETFs de futuros de bitcoin.
Os fundos negociados em bolsa oferecem uma alternativa regulada e com menos risco para a exposição em criptomoedas. No Brasil, eles estrelam entre os mais rentáveis do mercado.
Anteriormente, o CEO da BlackRock, Larry Fink, que está no cargo desde 1988, destacou os benefícios dos ativos digitais e disse que nações em desenvolvimento como os EUA estão ficando para trás em inovação. Empresas cripto como a própria Coinbase estão sendo processadas pela SEC nos EUA pela oferta e negociação de valores mobiliários não registrados.
Além disso, Larry Fink também já disse que as criptomoedas são tecnologia revolucionária mesmo após a queda da FTX e que a tokenização de títulos será a próxima evolução do mercado financeiro.
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok