Tenista Rafael Matos é o primeiro brasileiro a vencer o Rio Open
Ele conquistou o título na competição de duplas ao lado do colombiano Nicolás Barrientos
Redação Exame
Publicado em 25 de fevereiro de 2024 às 19h20.
Última atualização em 25 de fevereiro de 2024 às 19h22.
Pela primeira vez, o Rio Open tem um campeão brasileiro. É Rafael Matos. O tenista conquistou o título na competição de duplas ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. A edição de 2024 já marca a melhor participação brasileira do Rio Open.
O brasileiro e o colombiano superaram Alexander Erler e Lucas Miedler, da Áustria, por 2 sets a 0, por 6/4 e 6/3, neste domingo, 25, na quadra Guga Kuerten do Jockey Club Brasileiro.
Em 10 anos de competição, nenhum outro tenista do Brasil conseguiu levar o troféu, seja na modalidade individual ou em dupla. Desde 2014, o Brasil quase teve um campeão em quatro ocasiões.
É o maior título do brasileiro nas duplas masculinas, o primeiro em um ATP 500 — ele foi campeão ano passado do Australian Open nas duplas mistas com a compatriota Luisa Stefani.
Até então, ele tinha conquistado seis títulos de ATP 250: Córdoba (2021), Santiago, Marrakech, Bastad, Mallorca e Sofia (2022).
Na trave por quatro vezes
Marcelo Melo foi vice em 2014 ao lado do espanhol David Marrero, Thomaz Bellucci e Rogerio Dutra Silva perderam a final em 2019. Bruno Soares decidiu o título ao lado de Jamie Murray em 2022 e Marcelo Melo voltou a ser vice-campeão com o colombiano Juan Sebastian Cabal em 2023.
Após a conquista, Matos lembrou dos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, destacou as portas que eles abriram nas duplas e se declarou ao Rio Open.
“Jogar em casa é incrível, jogar com toda a torcida, a energia que essa galera tem é inexplicável, esse torneio não tem explicação, toda a organização, tudo. Jogamos muito bem, final é jogo tenso sempre, mas acho que a gente se saiu bem com as emoções e conseguiu fazer o que a gente queria”, disse Matos.